ALFRED DE MUSSET

O AUTOR

Louis Charles Alfred de Musset nasceu em Paris a 11 de dezembro de 1810 e morreu a 2 de maio de 1857, aos 46 anos. Desde cedo revelou talento literário: aos 17 ganhou o segundo lugar num concurso em seu colégio, com o ensaio "A origem de nossos sentimentos". Tentou estudar direito e depois medicina, sem resultado. Encontrou o caminho de sua verdadeira vocação ao ser levado à casa de Victor Hugo por um colega, cunhado do poeta. Foi bem acolhido, e logo se viu integrando uma brilhante geração de jovens escritores, como Alfred de Vigny, Prosper Merimée, Sainte-Beuve, entre outros.

Aos 19 anos, publicou com sucesso o primeiro livro Contos de Espanha e da Itália, que despertou ao mesmo tempo admiração e protesto, por conter paródias em verso de certas obras românticas da época.

Por esta época um primeiro amor já o levava a conhecer a duplicidade feminina. Sentiu pela primeira vez o gosto amargo da traição, que o acompanharia até o fim da vida.

O maior mérito de Alfred de Musset terá sido talvez o de colocar sempre adiante de seu tempo, dando à sua obra dramática uma justeza e uma profundidade pouco comuns entre os seus contemporâneos.

Comente  
Instagram
OBRA COMPLETA