O que tá rolando

Sete motivos para amar Legend

O Saga Legend-Brasil lista o que faz a série de Marie Lu ser especial
13 de março de 2015


trilogia legend

Só vivendo em uma caverna nos últimos tempos para não ter ouvido falar na Trilogia Legend, série de ficção científica escrita pela chinesa Marie Lu. A história se passa em um futuro sombrio, onde a América do Norte é dividida em duas nações em guerra. Legend se concentra em Day, o criminoso mais procurado da República, espécie de versão jovem de Robin Hood, e June, uma adolescente prodígio contratada para caçá-lo. Ao longo do caminho, os dois descobrem uma verdade inacreditável sobre seus líderes totalitários. A eles é dada a tarefa de lutar contra um governo opressor e libertar a nação que vem sendo mantida em silêncio durantes décadas.

Bom, se a nossa pequena sinopse acima não o convenceu de que a Trilogia Legend é perfeita para você, vamos listar abaixo  7 motivos para você se aventurar na aclamada história de June e Day.

1. Narrativa

A narração do livro é eletrizante, flui bem e te prende do começo ao fim. Por ter trabalhado como diretora de arte de games, Marie Lu é muito visual,  descrevendo as cenas de forma bem ilustrativa , sem perder tempo com coisas desnecessárias. É impossível não conseguir imaginar os cenários com precisão. É necessário cautela, pois a narração é tão voraz, que às vezes você se esquece de respirar.

2. Um futuro distópico verossímil

A maioria das distopias apresenta universos tão fantasiosos que fica difícil acreditar que um dia o nosso mundo possa se tornar aquilo. Tudo bem que às vezes esse é o objetivo, ser exagerado ao extremo, mas procuramos também uma leitura com um futuro  que seja resultado das consequências que vemos ser tomadas  no presente. Legend faz isso! Consegue adicionar certo nível de realismo ao mundo, tornando-o ainda mais aterrorizante e próximo de nós.

3. É original

Marie Lu teve muitas inspirações para escrever Legend –  a principal delas, Os Miseráveis −, mas nem por isso a história deixou de ser original. Enquanto você está lendo, é impossível não perceber que tudo que tem ali (cenários, personagens, história etc.) não foi escrito por acaso; nada foi  inserido apenas para colocar mais um livro no mercado literário das distopias,  dando ao leitor uma história totalmente nova e única.

4. Críticas social e  política  realistas

Todos sabem que, geralmente, críticas ao governo e à sociedade fazem parte de livros distópicos. Mas Legend consegue retratar isso de um modo bem mais realista. Enquanto outras distopias  focam mais em sentimentalismo e no interior dos personagens, em Legend vemos a política, ação, a guerra, os combates e os governantes. Todo sistema criado pela autora nos traz à memória um capítulo sombrio da história do Brasil:  a ditadura militar, que não  foi muito diferente das normas e exigências da República da América.

5. Personagens

Os personagens são incríveis, bem trabalhados, sabem o que querem, não ficam de briguinhas chatas e infantis. Todos foram criados para um objetivo. Não estão na história pra te entediar ou encher linguiça.

6. Day e June são incríveis!

Legend (assim como o resto da trilogia) tem capítulos alternados entre o ponto de vista do Day e da June. Assim, podemos saber a forma como os dois veem o mundo em que vivem. Outro ponto positivo é que os dois parecem entender bem o mundo em que vivem, não ficam fantasiando nada e, apesar de terem opiniões muito distintas, se respeitam. Suas atitudes podem ser feitas sem pensar, mas a forma como eles lidam com as consequências é realmente impressionante.

7. Epílogo inesperado e satisfatório

O medo de todo leitor é ter o último livro da sua série favorita destruída, uma decepção completa apenas por causa de um final ruim, desesperador ou trágico. Então dá aquele nervoso quando você percebe que o livro acabou de forma trágica, mas no momento em que você vira a página e percebe que ainda tem mais, um epílogo, a esperança chega. Esse é o caso de Champion, o último volume da Trilogia. No final da história, temos um desfecho simples, curto, satisfatório e nada clichê.

 ☛ Conheça o Saga Legend-Brasil.

Trilogia_Legend_2

 

Tags1: , , , ,

Comentários sobre "Sete motivos para amar Legend"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *