Em primeira mão

De volta a série Eragon, o Ciclo A Herança

O que podemos esperar do novo livro de Christopher Paolini
28 de agosto de 2019


O Ciclo A Herança, série lançada por Christopher Paolini lá em 2002, conquistou muitos e muitos leitores ao longo dos anos. Com elementos que remetem a Senhor dos Anéis e Star Wars, os livros contam a trajetória do garoto Eragon e seu fiel dragão, Saphira, e alcançaram o topo de diversas listas de best-sellers do mundo, como a do New York Times, além de arrebatar fãs que faziam filas a cada lançamento.
Para a felicidade dos leitores, um novo livro neste universo fantástico já tem data marcada para chegar ao Brasil. O garfo, a bruxa, e o dragão traz uma coletânea de contos que nos levarão de volta a Alagaësia e nos farão matar um pouco da saudade de nossos personagens favoritos. O lançamento será em outubro.

***

Na série, quando Eragon encontra uma pedra misteriosa nas montanhas da Espinha, ele nem imagina o quanto sua vida está prestes a mudar. Após algum tempo tentando vendê-la para conseguir mais suprimentos para sua família, aquilo que ele acreditava ser um simples objeto eclode e ele vê um filhote de dragão bem na sua frente. Nesse momento é estabelecido um vínculo e uma conexão mental que existe apenas para os chamados Cavaleiros de Dragão, e, dessa forma, eles estão conectados para sempre.

Eragon é aquele herói que conquista o leitor de cara e gera uma grande empatia. Suas questões e motivações pessoais são bastante reais e próximas do que nós sentimos, como insegurança, medo e a necessidade de sermos fortes nas adversidades. Ele é leal a seus amigos e em que acredita, mesmo quando é tentado a seguir o caminho do mau ou quando não se acha capaz de vencer o inimigo.

Ao fim do quarto e último livro do Ciclo da Herança, podemos ver a evolução dos personagens, como eles não se adequariam a sua antiga vida e como amadureceram por conta dos desafios e aprendizados que tiveram.

Com esse novo livro, Paolini nos convida a conhecer um pouco mais da história e dos mistérios de Alagaësia, o continente em que se passa o Ciclo da Herança. Também saberemos o que aconteceu após o final do livro quatro, Herança.

Com os contos de O garfo, a bruxa, e o dragão, vamos embarcar novamente neste mundo cheio de magia, dragões, criaturas fantásticas. E, claro, reencontraremos personagens icônicos como Angela, Arya e Murtagh.

***

Diferente de tudo que Christopher Paolini fez até agora, seu novo livro é composto por três contos, uma novidade para seus leitores.

No primeiro, intitulado Uma bifurcação na estrada, reencontramos Murtagh, o meio-irmão de Eragon. Vamos descobrir como ele tem levado a vida desde que se despediu do irmão e de Nasuada. Sendo um dos personagens mais controversos e interessantes do Ciclo A Herança, é uma ótima oportunidade de descobrirmos o destino de um dos personagens com maior desenvolvimento da saga.

O segundo conto talvez seja o mais esperado pelos leitores de Christopher. Sobre a natureza das estrelas foi escrito por Angela Paolini, famosa por ser a inspiração de uma das mais queridas personagens do universo de Eragon, Angela, a herbolária.

Aqui, a Angela entrega um livro a Eragon, cheio de histórias que ela mesma escreveu sobre sua vida e suas aventuras dizendo que o que está escrito nele é “tão verdadeiro quanto falso”. Sempre enigmática, claro. Mas finalmente podemos conhecer de verdade a personagem mais misteriosa e querida da série.

O verme de Kulkaras é o conto mais longo e também o mais surpreendente. Paolini escreve com mais profundidade sobre os Uragls.

Esses seres são velhos conhecidos do leitor do Ciclo A Esperança, eles sempre estiveram nas histórias e ajudaram Eragon na batalha final, mas, diferentemente da forma como conhecíamos elfos e anões, sobre os Urgals nós sabíamos bem pouco.

Agora, entramos em uma tribo Urgal e conhecemos os mitos e as histórias sobre força, coragem e união. Com isso, os enxergamos como um povo que vai muito além de guerras e batalhas. Esse é um conto mais denso e comovente com todos os elementos clássicos da escrita de Paolini.

Foi muito interessante conhecer mais os Urgals e ver que, apesar de muitos anos terem se passado e de muitos livros publicados, Christopher Paolini ainda consegue nos apresentar novas histórias mágicas e incríveis.

Giselle Brito é estudante de Jornalismo na UFRJ e estagiária do editorial, nos selos infanto-juvenis, da editora Rocco. Além de apaixonada por livros e Harry Poter, está sempre procurando uma comédia romântica clichê para assistir.”

Tags1: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *