PNLD 2020

Capa de Na terra dos Titãs, de Alexandre Kellner

NA TERRA DOS TITÃS

Alexandre Kellner

CÓDIGO: 0227L20603

 

Uma expedição com uma equipe de paleontologia do Museu Nacional, em busca de sinais da existência de dinossauros há milhões de anos, no interior do Mato Grosso, não estava entre os projetos de férias de João e Marcelo. O semestre tinha sido puxado. Praia, surfe e baladas esperavam por eles.

Mas o amigo Guga queria companhia; “dourou a pílula”, inventando ambientes paradisíacos, companhias femininas imperdíveis e os convenceu a se integrar a uma aventura sem precedentes, atrás do sonho de montar um daqueles seres gigantescos desaparecidos há milênios.

A leitura de Na terra dos titãs, baseado em expedições realmente ocorridas, nos coloca diante de conhecimentos muito interessantes da área da paleontologia, de forma clara e rica, assim como de técnicas utilizadas nessas buscas.

Com a leitura da obra conheceremos questões referentes à pesquisa científica na área, já que o autor é um importante pesquisador que já se deparou, através de seus achados, com muitas provas concretas de que esses exemplares, hoje extintos, viveram no interior do Mato Grosso.

Entre as descobertas do autor/pesquisador estão o dinossauro carnívoro Santanaraptor e o réptil voador Thalassodromeus sethi. Kellner também teve participação na descoberta e descrição de 25 novas espécies de vertebrados fósseis, incluindo o Maxakalisaurus topai – o primeiro dinossauro de grande porte montado no Brasil.

Alexandre Kellner, autor de Na terra dos Titãs
O autor

ALEXANDER KELLNER é pesquisador na área de paleontologia, professor e escritor. Nascido no Principado de Liechtenstein, em 1961, mudou-se com sua família para o Brasil ainda criança e naturalizou-se brasileiro.

Ingressou no Museu Nacional do Rio de Janeiro em 1997, onde é chefe do programa de graduação em Geologia, curador do departamento geológico e paleontológico, professor do programa de pós-graduação em Geologia e pesquisador da área de vertebrados fósseis.

Fez graduação e mestrado em Geologia na UFRJ e doutorado na Columbia University, em Nova York, em programa conjunto com o American Museum of National History, onde também atua como pesquisador da divisão de paleontologia.

Alexander Kellner é, ainda, editor-chefe da publicação oficial da Academia Brasileira de Ciências. Muito reconhecido na área, ele organizou e participou de diversas expedições paleontológicas pelo mundo. Kellner lançou, além de Na terra dos titãs, o título Pterossauros – os senhores do céu do Brasil. Também tomou parte nos documentários sobre fósseis Antártica – um verão de 70 milhões de anos ("Antarctica – a summer of 70 million years") e Caçadores de dinossauros ("Dinosaur Hunters").

Dúvidas? Fale conosco