PNLD 2020

Capa de Fedegunda, obra de Karen Acioly

FEDEGUNDA

Karen Acioly

CÓDIGO: 0156L20602

 

Fedegunda é uma obra literária em forma de texto teatral que trata de uma menina/mulher em busca do autoconhecimento e da superação dos desafios impostos pela procura de si mesma: seus medos, seus amores, suas dores, seus desejos e a cura de seu coração despedaçado.

Fedegunda tem como companheiros de jornada o mar, personagem poderoso e sábio conselheiro; o vento, que a impulsiona para a ação; o desejo, belo, sedutor, com grande poder de transformar; o tempo, anjo protetor que a prepara, alimenta e possibilita a superação.

A peça trará ao leitor a oportunidade de refletir a respeito dos desafios a que somos submetidos na tomada de consciência de nossas dificuldades e no enfrentamento e na superação delas, acionando nossos recursos internos. Além disso, a encenação da peça pela classe, se for de interesse, poderá oferecer uma grande oportunidade de expressão artístico-literária, trabalhando a expressão oral e corporal, os cenários, figurinos, enfim, toda a linguagem teatral.

Karen Acioly, autora de Fedegunda
A autora

KAREN ACIOLY formou-se em Comunicação Social na UFRJ em 1989 e se pós-graduou em Metodologia do Ensino Superior em 1997.

Foi a primeira pessoa a coordenar o Núcleo de Teatro infantil do Município do Rio de Janeiro (2001) e foi a fundadora e diretora artística do Centro de Referência Cultura Infância, no Teatro do Jockey (de 2003 a 2015), além de ser a idealizadora e diretora do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL).

Escreveu mais de 30 peças de teatro e tem publicados 14 livros infantis. Começou a fazer teatro aos 7 anos de idade e em 1985 ganhou seu primeiro prêmio, o Troféu Mambembe, pela peça De repente no recreio, que escreveu e dirigiu. Conquistou, ainda, os mais importantes prêmios do setor, como Sharp, Coca-cola, Zilka Salaberry e Maria Clara Machado.

Várias peças de sua autoria foram contempladas com o prêmio máximo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Lucia Benedetti.

Dúvidas? Fale conosco