PNLD 2020

Capa de A Caravana do Oriente: uma história de Folia de Reis, obra de Fábio Sombra

A CARAVANA DO ORIENTE: UMA HISTÓRIA DE FOLIA DE REIS

Fábio Sombra

CÓDIGO: 0201L20603

 

Uma fazenda no interior de Minas Gerais. Três jovens em férias... Surpresas, descobertas e tradições brasileiras que unem Lucila, Carlinhos, Frederico e Tio Juca em torno de um projeto de retomada de atividade que expressa a força, a crença e a alma do povo brasileiro.

A leitura de A Caravana do Oriente, uma história de folia de reis, lhe dará a oportunidade de conhecer aspectos do folclore brasileiro, em uma história que respeita a memória, a diversidade, a religiosidade de nosso povo, e destaca a importância das futuras gerações entrarem em contato com as tradições de nossa cultura popular, mantendo-a forte e viva.

Fábio Sombra, autora de A Caravana do Oriente: uma história de Folia de Reis
O autor

Fábio Sombra nasceu no Rio de Janeiro em 1965. Escritor, ilustrador, violeiro e pesquisador de folclore, suas obras de literatura geralmente se referem a temas da cultura popular brasileira. Com mais de 30 obras publicadas, muitas delas tratando de questões referentes a cantorias de viola e violeiros, desafios em versos, a folia de reis e a outros temas folclóricos, Fábio Sombra recebeu diversos prêmios:

  • Seus livros A lenda do violeiro invejoso (2005) e Vladimir e o navio voador (2013) foram premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ com os selos de “Altamente Recomendável para o jovem”.
  • Seus livros João Valente, Duas festas de ciranda, Taya e o espelho da Baba Yaga, Ludmila e os doze meses, De onde nascem as histórias, Mamão, melancia, tecido e poesia, Onça, veado, poesia e bordado e Arara, tucano, bordados no pano foram selecionados e fizeram parte dos catálogos de autores brasileiros da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália nos anos de 2006, 2011, 2012, 2013 e 2014 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira da IBBY – International Board on Books for Young People, órgão consultivo da Unesco.
  • Em 2010 recebeu o prêmio Rozini pela sua obra A lenda do violeiro invejoso e em 2013 pela obra A peleja do violeiro Chico Bento com o rabequeiro Zé Lelé, em parceria com o cartunista Mauricio de Sousa.
  • Seus livros A peleja do violeiro Magrilim com a formosa princesa Jezebel, A lenda do violeiro invejoso, Treze casos de viola e violeiros, Sete histórias de pescaria do seu Vivinho e Duas festas de ciranda foram selecionados e adquiridos pelo Governo Federal em seu Programa Nacional Biblioteca na Escola-PNBE.
  • Foi selecionado pelo PNBE, em 2002, como ilustrador do livro A história de Aladim e a lâmpada maravilhosa do poeta Patativa do Assaré.
  • Seu livro Sete histórias de pescaria do seu Vivinho recebeu menção honrosa na lista das melhores Histórias em Quadrinhos de 2011 do site Universo HQ.

Conheça também o site oficial do autor: www.fabiosombra.com.br

Dúvidas? Fale conosco