Em primeira pessoa

Os bastidores do Reino Secreto

por Milena Vargas
26 de agosto de 2015


nova capaO Reino Secreto surgiu como projeto durante uma reunião sobre o processo de edição de O mundo das vozes silenciadas, o segundo livro da parceria entre Carolina Munhóz e Sophia Abrahão.

Naquela semana, eu tinha comprado alguns livros de colorir e estava começando a descobrir os prazeres de usar as cores para relaxar. Esses livros, que ocupavam lugar de destaque em todas as livrarias em que eu entrava, já haviam se tornado uma febre, e me lembro de achar incrível o desejo de aprimorar a criatividade e desenvolver novas habilidades que subitamente acometeu as pessoas.

Durante a nossa reunião, Carolina comentou sobre sua vontade de colocar no mercado obras relacionadas à série O Reino das vozes que não se calam. Completamente influenciada pela ótima experiência que estava tendo em casa, sugeri um livro de colorir. Um livro ilustrado que mostrasse o universo que Sophia e Carolina haviam criado com tantos detalhes, e também a jornada de autoconhecimento da protagonista. Acima de tudo, uma obra que enlouquecesse tocasse os fãs do Reino, mas também agradasse fãs de livros de colorir em geral.

As autoras ficaram bastante empolgadas, e logo nos passaram uma storyline com algumas das principais cenas que o ilustrador usaria como inspiração. A partir desse primeiro roteiro, começamos a pesquisar profissionais que tivessem um perfil apropriado para contar essa história com imagens.

Para que fosse um lançamento em conjunto com o segundo livro da série, O mundo das vozes silenciadas, o ilustrador teria pouquíssimo tempo para colocar mãos à obra. Felizmente, Felipe Carvalho desde o início demonstrou ser quem estávamos procurando para dar vida ao Reino Secreto de Sycreth e Sophie Carol e Sophia: quando os primeiros esboços e os estudos de personagem chegaram, todos nós já podíamos ver o Reino que imaginávamos tomando forma.

Esboco e finalizadoForam três meses de trabalho árduo e incansável. O Felipe nos mandava as ilustrações, que precisavam ser aprovadas pelo editorial e pelas autoras. Depois, as imagens passaram por um processo de arte-finalização feito pelo nosso designer Gilvan Brito, que, com um olhar técnico minucioso, vetorizou cada ilustração feita à mão.

65_66_primeira versao

primeira versão da dupla de páginas abaixo

 

65_66_final

Versão finalizada

Editar O Reino Secreto foi uma experiência única para mim: junto com o Felipe, a Carol, a Sophia e a equipe do editorial, eu percorri todas as possibilidades e os desafios que um livro como esse apresenta durante sua produção. E, ao longo dos últimos meses, tive a oportunidade de explorar cada pedacinho do universo mágico do Reino sob uma ótica totalmente nova: no início, as imagens eram uma leitura do Felipe feita a partir das descrições nos livros, mas logo a visão dele passou a integrar a minha também.

Agora, tudo o que eu posso esperar é que a sua experiência ao participar desse livro – com o tempo, cada leitor certamente construirá uma versão única e colorida de seu exemplar – seja tão rica quanto a minha.

Boa pintura!

milena-150x150Milena Vargas

Para a editora da Rocco Jovens Leitores e da Fantástica Rocco, os livros sempre foram uma forma de viajar pelo mundo, pela história e pela imaginação.

Tags1: , , ,

Comentários sobre "Os bastidores do Reino Secreto"

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *