Notícia

Os bastidores da produção de um livro [atualizado]

Envie suas perguntas para o hangout com Vinícius Campos
2 de dezembro de 2014


[Atualizado] Assista ao hangout:

Em maio deste ano, o escritor e apresentador do Disney Channel Vinicius Campos começou a escrever seu novo romancemas de um jeito diferente. Para dividir a rotina e os desafios vividos diariamente por um escritor, protagonizou um reality literário. Sua missão: escrever 30 mil palavras, ao vivo, durante um mês na plataforma on-line Widbook.

Depois de cumprir o desafio, só cabia a Vinicius terminar o romance Minha vida-cor-de-rosa #SQN e surpreender seus leitores com o desfecho da história. Mas vida de escritor não é nada fácil e os desafios da edição e publicação do livro estavam só começando.

Para discutir os bastidores do processo de produção e de publicação de um e-book, o escritor Vinicius Campos, a editora da Rocco Jovens Leitores Elisa Menezes e Camila Cabete, gerente de comunicação da Kobo e colunista do Publishnews, participam de um hangout. O bate-papo, mediado pela editora da Rocco Jovens Leitores Vivi Maurey, acontece nessa quinta-feira, dia  4, às 16h. Mande suas perguntas aqui nos comentários sobre processo criativo, edição de texto e as peculiaridades da publicação digital.

Com lançamento exclusivo em e-book, Minha vida cor-de-rosa #SQN está disponível nas principais lojas.

Tags1: , , , ,

Comentários sobre "Os bastidores da produção de um livro [atualizado]"

  1. Mesmo ainda estando no início de uma carreira literária, já viso a publicação de meus livro em breve e miro na editora Rocco como primeira opção. Gostaria então de saber como funciona o processo de avaliação da obra e o tempo desse processo até a publicação em ebook ou, principalmente, em livro.
    Obrigada.
    Fabiane Almeida.

  2. Bom dia, gostaria de fazer duas perguntas. A primeira é: no caso da edição de um livro, é o autor ou a editora que escolhe a fonte do texto e da capa? E também, eu gostaria de saber se o processo de publicação dá trabalho.

  3. Olá! Eu escrevo histórias e estou começando um livro. Mas o meu livro está parado faz um “tempinho”, haha. O que você faz quando está sem criatividade, ou, quando está com preguiça de escrever? Esses são os meus piores inimigos.

  4. Bom dia.
    É sempre bom termos alguém para nos ajudar na criação de um projeto. Você já mudou o enredo de sua história por causa da opinião de outra pessoa ? Acha que a participação de amigos ou de membros da família no processo criativo pode atrapalhar ?

  5. Bom dia, estou começando um livro mas tenho dúvidas na hora de saber a diferença das idades de acordo com a escola. Mas o que eu tenho mais duvida é como eu posso criar uma história de mistério com romance ao mesmo tempo? E a capa? Espero que tirem minhas duvidas

  6. Meu sonho é escrever um livro, mas não consigo organizar minhas idéias na hora de escrever e eu queria pedir uma dica de como posso fazer isso e queria saber como você se organiza. Obrigadinho e Beijinhos de Luz

    • Oi, Lia. Passei pelo mesmo perrengue. Na dúvida, tem que partir para a ação. Você já deve ter noção de como vai ser a história: princípio, meio e fim. Bote no papel (no computador é mais fácil) as passagens sobre as quais você já pensou. Pode botar só os títulos da passagem. Mais tarde, esses títulos podem ser os títulos de capítulos. Nesse momento, não importa a desorganização das ideias. Não tente, ainda, botar as passagens em ordem. Monte os textos e os diálogos referentes a cada uma das passagens. Quando os textos estiverem prontos, aí sim é a hora de organizar tudo na ordem cronológica, para dar coerência à história. Comecei um livro assim pensando em escrever umas 100 folhas de A4. Acabei com 437 de A4, que viraram 554 de A5.
      Não é a resposta do Vinícius, como você queria, e nem sei como ele responderia, mas li aqui a sua dúvida e resolvi ajudar. Grande abraço e boa sorte.

  7. Bem, como muitos, tenho o sonho de ser uma escritora profissional, mas acredito que, como muitos, sinto minha imaginação ofuscada pelos filmes baseados em livros hoje em dia como: Jogos Vorazes, Maze Runner, Divergente e outros. Queria saber como posso fazer para conseguir novas ideias, para contos novos e diferentes. Muito obrigada, beijo

  8. Quando um autor que foi revelado pelo processo de autopublicação assina com uma editora para a publicação da versão impressa, a editora tem ciência que pode haver uma competição entre os dois formatos na hora de lançar o livro impresso, já que foram lançados de modos diferentes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *