Papo de menina

15 anos: festa ou viagem?

por Luiza Trigo
17 de junho de 2014


O lançamento do meu próximo livro está chegando e, além de estar muito ansiosa, não consigo parar de lembrar dos meus 15 anos, ou melhor, imaginar como poderia ter sido. A maioria das meninas sonha com essa data tão especial e em como comemorá-la. Mas por que ela é tão importante? Como comemorá-la e torná-la inesquecível?

Para quem não sabe, comemorar a chegada dos 15 anos é uma tradição antiga vinda da Europa, onde os pais preparavam um baile para apresentar a filha à sociedade. Debutante vem da palavra “début”, que em francês quer dizer começo. E é justamente o que a idade representa: o começo da vida adulta. É claro que hoje em dia não seguimos mais os padrões de antigamente. Não estamos sendo, realmente, apresentadas para a sociedade e nem arrumaremos um marido para casar. Pelo menos, não tão cedo.  A tradição continuou, mas modernizamos o jeito de fazer a festa, que agora é comandada pela aniversariante e cada debutante ganha o seu próprio momento.

Vocês acreditam que antes dos anos 90 a festa era celebrada em conjunto, uma só para várias debutantes e elas apareciam até nas colunas sociais? Muito chique, né?! Mas mais chique que isso é ter o seu próprio “début” do jeito que você quiser.

Recentemente as meninas começaram a pedir uma viagem aos pais, ao invés da festa. Esta também é uma ótima maneira de comemorar a chegada dos 15, já que marca da mesma maneira a mudança das duas fases da vida por ser, a princípio, a primeira viagem que a menina fará sem os pais, ganhando um pouco de independência e experiências nunca vividas antes.

Com estas duas opções em mente, muitas meninas ficam na dúvida do que escolher. Festa ou viagem? Eu decidi então fazer uma lista com os motivos para cada opção. Que tal?

O importante mesmo é se divertir e achar entre milhões de ideias a que te define melhor. A que te fará mais feliz. E depois de escrever isso tudo, quem quer fazer 15 anos sou eu! Será que posso ficar com todas as opções?

Espero que tenham gostado do post! Não esqueçam de comentar, gosto de saber a opinião de vocês.

Até a próxima, pessoal!

 

Luiza Trigo

Luiza lançou em 2012 seu primeiro livro pela Rocco Jovens Leitores, Carnaval. Este mês, a autora disponibiliza para download gratuito o conto inédito As Valentinas, spin-off de seu novo livro, Meus 15 anos, lançamento de julho.

 

 

Tags1: , ,

Comentários sobre "15 anos: festa ou viagem?"

  1. Luly, você como sempre arrasando! Ameeei, pena que meus 15 já passou, hahaha. Mas nunca é tarde para viajar e até pra fazer festa… Afinal, tem os 18 e os 20, hahahah <33

  2. Amei as dicas!
    Ainda não fiz 15 anos e ganhei uma viagem à Disney, nem preciso falar o quanto foi incrível né?
    Apesar de já ter viajado a paixão não acaba! Que isso gente? Não dá pra se controlar depois que viaja a primeira vez para o exterior, haha!
    Agora o que me resta é a festa (ou se surgir uma oportunidade, vamos viajar!). Tenho que dizer que estou muito em dúvida se realmente faço a festa e esse post me ajudou bastante.
    15 anos a gente só faz uma vez (a não ser que o Doctor Who queira me visitar e eu “reviver” tudo de novo, haha…) e como já viajei vou optar pela festa!
    Espero que dê tudo certo (cruzando os dedos, hihi)!
    Amei o post! Foi super inspirador! Aguardo por mais <3
    Beijão, Lala.
    ps: estou muuuito ansiosa pra ler Meus 15 anos!!!!! E o dinheiro? Onde fica nessas horas, haha!

    • Oi, Luiza. Então, meus pais me ofereceram intercâmbio e festa! Só que não sei bem o que quero, fico meio confusa pelo fato de poder perder experiências incríveis de uma viajem, e ao mesmo tempo perder um grande dia de princesa.. O que faço?

  3. Eu nunca curti muito festa… Mas mesmo se eu adorasse uma festa e tivesse dinheiro pra fazer uma do meu jeitinho, não mudava de ideia.
    Falta exatamente um mês pra meu aniversario de 15 anos, mas pouco menos de dois meses pra comemoração: A BIENAL!! *o*
    Aposto que nada seria mais marcante pra mim do que serão esses 10 dias que vou passar em sampa. Conhecer você, a Thalita, o Victor Cafaggi e rever o Mauricio de Sousa? Ainda nem consigo acreditar. **-**

  4. Pra comemorar os meus quinze anos ainda faltam dois anos, mais vou querer uma festinha básica e muuuuuitos livros! Kkkk li “As Valentinas” e amei. Quero logo ler “Meus quinze anos” haha

  5. Eu faço 15 anos em 2016 e sim já estou pensando no que irei pedir. Quero muito uma viajem para o exterior, mas fico imaginando uma festa. Meus pais terão que batalhar muito pra me dar qualquer um dos dois, e agora com as suas dicas para quem não pode algo desse tamanho me ajudaram muito, acho que vou pedir um vale de livros e séries, seria um presente incrível. Posso deixar minha viagem dos sonhos para quando eu tiver o meu dinheiro. 😀

    • Oii luiza trigo vou fazer 15 em 2020 e eu tenho a possibilidade de viajar para outro país ou fazer a festa to muito ansiosa e indesisa por favor me ajuda preciso de uma ajudinha o que vc faria
      * a viagem pd ser para paris ou praia.

      AMEI AS DICAS !!!!!

      • Olá, Gabi.
        Qual o seu sonho?
        Pense com carinho naquilo que seria a concretização deste sonho e certeza que irá escolher a melhor coisa para você! =D

  6. Pingback: Turnê Luiza Trigo | Rocco

  7. aaaaaaaaah que indecisão. Meu aniversário de 15 é daqui um ano e seis meses e eu já estou ansiosa e eufórica. Quero muito a festa mas o problema é o orçamento né, infelizmente não sei se vou poder passar de 8 mil reais e as coisas onde eu moro são muuuito caras quando o assunto é festa, estou esperando meu pai ver quanto vamos poder gastar pra finalmente me decidir em festa e viagem.
    Eu mudaria a parte do príncipe, digamos que eu não tenha melhor amigo e nem namorado, trocaria ele pelo meu padrinho hehehe, pai, avô e padrinho com certeza os meus três heróis eternos.

  8. Oii, Luiza, adorei suas dicas! Farei 15 anos em breve e ainda estou em dúvida do que fazer para comemorar. Vc me ajudou bastante e gostei principalmente da última dica.. adoraria ganhar um vale livros, e sair por ai comprando vários livros kkkk. E tbm não poderia deixar de comentar que amei seu livro, posso até me considerar uma das meninas. Aliás, sou nerd e tbm por acaso uso óculos kkkk!!
    bjs, Manu.
    P.s. adoraria que vc fizesse a segunda parte de seu livro, mas ela já fez 15 anos não tem como fazer duas vezes kkkkk tá um pouco atrasada a resposta, mas não queria deixar de comentar!!

  9. – Por favor ajudem, eu li as dicas e tals mais ainda estou com duvidas do que fazer para comemorar meus 15 anos, ainda faltam alguns ano, não muitos, mais 2 ano, e eu estou não que sem ideia muito pelo contrario… Quando criança eu sonhava com uma festa linda e blá blá blá, mais agora chegando cada vez mais perto eu já não sei mais!. Pensei em uma viagem pra fora do Pais, mais com tantas “burocracias” pensei em ficar pelo Brasil mesmo. Como Nordestina ‘imaginei’ Copacabana, sempre quis conhecer a cidade maravilhosa, não mais que o Pais da rainha, claro “Londres <3, meu pais dos sonhos", então já que não posso viajar sozinha pra fora do pais e por que preciso de um passaporte tenho quase certeza que se eu resolver fazer a viajem vou ficar por aqui mesmo…! O bolso dos meus pais agradecem! ^^ 😀 .
    – Mais ainda ss, o que você preferem festa ou viajem?

    • Ah, eu vou fazer festa, porque por mais que só dure uma noite, eu posso juntar dinheiro pra viajar com 18 ou mais, e na festa eu vou estar comemorando com minhas amigas, família e tal. Espero que tenha ajudado kk fica a dica 😉

  10. Achei o post super legal, nunca fui muito fã de festa de 15 anos, não sou muito chegada na parte do cerimonial e tal.. Também não vou dizer que ir pra Disney, como costume das meninas, é um sonho, é mais uma vontade controlável, andei muito indecisa mais por parte do orçamento, claro que a viagem fica mais caro, mais pra mim vale mais a pena gastar pra ficar umas 2 semanas aproveitando, do que gastar um monte em apenas uma noite!

  11. Oi, Luiza,
    Gostei muito das suas dicas, mas ainda tenho algumas dúvidas. Queria fazer uma viagem para Miami, pesquisei e o custo sairia uns R$6.200(sonho MUITO com uma viagem pro exterior!!!)… A festa, nas condições dos meus pais, custaria mais ou menos isso, maaas acaba que se eu fizesse seria mais por eles, pra que não se magoassem por estarem longe de mim nessa data! Na verdade,sempre achei que festa de debutante é mais pros convidados do que pra você mesma, e às vezes ainda falam mal depois…Mas não queria desapontar meus pais e nem me arrepender futuramente!!! Socorrooo!!!

  12. Linda! Amei seu post mas to sofrendo muito com a tal festa ou viajem. Quando criança sonhava em ter uma festona de 15 anos, mas agora estou indecisa entre a festa e a viajem e falta apenas 1 ano e alguns meses.
    Me ajude!!!

  13. Amei as dicas. Tava pensando bem em fazer uma viagem pra fora do pais, mas meus pais vão juntos, mas depois pensei “nossa, a festa de debutante só acontece uma vez na vida” mas depois fui calcular, vc gasta muito em uma festa pra depois as pessoas saírem falando mal, vc nunca ganhara presentes o suficiente como fez a festa, sempre tem algum mimimi… Na viagem eu poderei relembrar “foi a primeira viagem que eu viajei pro exterior” ainda por cima, uma parte do meu book sera ao meu destino tão esperado- Cancun.
    obg pelas dicas!

  14. Amei a sua resposta mas mesmo assim ainda estou indecisa :/ Faço 15 esse ano e está perto e eu ainda n decidi…desde pequena sonho em fazer festa mas me dizem q n vale a pena :/

    bjs e me ajude rsrsr !!

  15. Faltam 6 meses pros meus 15 e eu não planejei nada ainda. Queria muito viagem, mas acho que dá muito trabalho, e não fiz nenhum curso de línguas… acho que vou escolher festa que é uma vez só né heuah e depois fazer um curso e pedir a viagem de 18 anos!

  16. Ai, meu niver é daqui 6 meses. Eu também estou em dúvida para falar a verdade. Não preparei nada ainda, não sei nem o que fazer. Parece que estou perdida. As ajudas foram boas, mas preciso de mais umas dicas pra eu não me atrasar, né?! :/

  17. Oii, Luiza .. você poderia me ajudar com isso porque eu queria fazer uma viajem de aniversário e eu queria ir para Veneza ou para o Canadá …. mas não sei qual … qual, na sua opinião, você acharia melhor??? E também, assim, meus amigos ficam falando pra eu fazer na festa que 15 anos você só vai fazer 15 anos uma vez essas coisas e eu não sei o que fazer, se viajo ou faço a festa … porque assim eu nunca fui chegada muito a festas e eu não sei o que fazer …. e, se eu for viajar, que lugar escolher entre os dois …. e eu faço a festa ou viajo???

  18. Oi, Luiza! Ano passado, eu fui na festa de 15 anos da minha prima e achei fantástico, só que quando o meu pai foi falar da minha festa de 15 anos ele falou que não ia querer essas festas assim com 15 casais com todos dançando. Ele falou que se fosse fazer ia ser uma festa parecida só que agora eu não sei se eu vou querer uma festa do jeito dele ou se quero uma festa de princesa. Qual eu escolho? Me ajude!

  19. Oi Luiza, primeiramente boa Noite! Então, eu estou me matando com meu aniversário de 15 anos. Eu sempre falei que não queria festa para meus pai e tal, que preferia uma viagem.. mas agora, vendo minhas amigas fazendo preparativos para as festas, vejo que, nossa! que arrependimento, mas acho que já está muito em cima para preparar uma festa pois já é mês que vem. Eu gostaria muito que me ajudasse a fazer meio que um post ou mesmo me responder aqui, não sei (claro, se você quiser, né?).. então, fazer um post sobre lugares aqui no Brasil que tenham lugares bacanas para conhecer, para jovens mesmo, sabe? E, se eu for sair, provavelmente vai ser com meus pais, então teria de ser uma coisa meio casual e baladeira ao mesmo tempo..pois vai ser meu aniversário de 15, então não estava a fim de ir a um resort ou algo do tipo, queria mesmo era me divertir em um local bacana para nunca mais esquecer e ahh! esqueci de falar. Quando falei para meus pais que preferia viajar, eu pensava em algo do tipo: Canadá ou Disney.. mas as condições financeiras não permitiram, pelos imprevistos…bom, é isso. Escrevi um texto, e se eu tiver colocado ali o espaço em branco que é o site errado vou me matar porque poxa estou desabafando rsrs… Bom, enfim, espero receber uma resposta sua. Sei que já está tarde pela data do post.. mas, por favor, te imploro: me ajude! Ficarei super hiper megaa grata.. Obrigadaa!

  20. oi Luizaa, já tinha visto seu post, mas agora que veio minhas duvidas resolvi comentar hahaha…. bom eu queria MUITO fazer a minha festa tão sonhada e tudo mais, porém fiz alguns orçamentos e tudo mais e notei q é muito dinheiro para uma noite só!! Então optei por fazer a viagem e depois q eu voltar vou fazer uma festinha só para os amigos, acho q vai valer a pena haha… Obrigada pelo post me ajudou muito!

  21. Oi Luiza, tudo bem?
    Estou naquela “dúvida cruel” de escolher entre uma viagem ou festa, entende? Não sou muito chegada a essas coisas de cerimonial, ter que “sorrir” direto (haha) e por isso penso bastante em optar por uma viagem… Por outro lado, uma festa iria reunir todas as pessoas mais chegadas, amigos e tal; e agora, meu Deus? rsrs.
    Tenho medo de fazer a escolha errada e acabar em arrependimento depois..
    E você, como você comemorou seus 15 anos?
    O texto tá um pouquinho grande, né? Kkk mas é assim mesmo, adoro escrever!
    Beijos, até mais 😉

    • Olá, Ana.
      Os trechos especificamente não estão no livro. Mas, as ideias e conceitos são desenvolvidas no livro.
      Com certeza você se identificará com a história!
      Boa leitura!

  22. Eu tenho 10 anos (sim, 10) mas, ja fico aqui sonhando…eu sei que a opination muda e tals mas,por enquanto quero viagem, sempre sonhei com New York que é “a capital do mundo” eu ate pensei em intercambio…ate la eu vejo.Só…tenho muito medo do aviao:( estou superando.

    • Olá, Luana.
      Pense com carinho no que te trará mais experiências.
      Certeza que irá ser incrível qualquer que seja sua escolha. Assim como foi a protagonista do livro Meus 15 anos!
      Boas leituras sempre!

  23. meu aniversario de 15 é esse ano e estou com muita duvida, ainda mais pq as duas opições que eu tenho são muito tentadoras.
    1- ou vou viajar para Disney mais uma amiga
    2- ou tenho uma festa que sempre fiquei pensando

    • Olá, Isa!
      São duas excelentes opções.
      Tente pensar naquilo que lhe renderá mais e melhores lembranças no futuro!
      Com certeza você vai fazer a escolha certa! =D
      Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *