Você Está Louco!

Você Está Louco!

Coleção Dorothy tem que morrer

Autor: RICARDO SEMLER

Preço: R$ 36,00

256 pp. | 16x23 cm

ISBN: 85-325-2094-4

Assuntos: Administração & Negócios/Economia

Selo: Editora Rocco

O mesmo empresário que virou a própria mesa é capaz de virar a própria vida. Virar e revirar, é melhor que se diga. Ricardo Semler, que inovou o universo da gestão empresarial com seus conceitos arrojados e heterodoxos para o circunspecto círculo dos homens de negócio, apresenta agora Você está louco! – Uma vida administrada de outra forma, livro em que mescla temas empresariais com um pouco de biografia, filosofia de vida e exposição de seus pontos de vista sobre temas urgentes do país, como educação. O lançamento promete repetir o sucesso de seu primeiro livro, Virando a própria mesa, que alcançou a marca de dois milhões de exemplares vendidos em 134 países e o topo da lista dos mais vendidos em 16 deles.

Para o executivo, as regras rígidas ditadas pelas empresas servem apenas para minar a motivação e a produtividade dos funcionários. Semler prega o equilíbrio sustentável e a participação ativa da equipe nas decisões do grupo. Na Semco, os funcionários podem escolher o que, quando, como e onde trabalhar. Programas como o Aposente-se um pouco permitem que o funcionário tire um dia de folga por semana para fazer o quiser, em vez de aguardar a vida inteira para investir em um projeto pessoal. Eles também definem o melhor horário para atravessar a cidade, fugir do engarrafamento e chegar à empresa, ganhando, assim, horas livres no fim do dia.

Das cores que decoram as paredes da fábrica ao novo gerente da empresa, tudo passa pela decisão dos funcionários. Ninguém se transforma em chefe sem conquistar a aprovação dos subordinados. Nessa estrutura de liberdade e muita confiança, Ricardo Semler representa apenas um dos mais de três mil votos da empresa. O resultado do que Semler chama de gerenciamento participativo é visível no balanço da empresa: há 14 anos, a Semco apresenta crescimento consecutivo de 27% ao ano.

Por trás de idéias que parecem estapafúrdias para os padrões conservadores, está um empresário com a sensibilidade de perceber que as companhias que não buscam a superação constante terminam engessadas. E também um homem que se sente acomodado se não superar desafios intelectual e fisicamente, como atravessar o deserto do Saara, do Chad ao Níger, a camelo, sem relógio ou bússola, por 32 dias; ou refazer os passos de Marco Polo, cruzando, em 110 dias, áreas em guerra na fronteira do Paquistão, do Afeganistão e da China, até chegar ao Nepal.

Nos últimos anos, o empreendedorismo e a ousadia que marcam a gestão de Semler à frente da Semco também serviram de fio condutor para iniciativas no terceiro setor, na educação e no turismo através da Fundação Semco. Em 2003, o empresário criou aLumiar, uma escola que privilegia a discussão entre pais e alunos, além de estimular a curiosidade e o espírito crítico das crianças. À frente do Instituto DNA Brasil, Semler conduz um grupo de estudos multidisciplinar para refletir sobre questões estruturais do país a longo prazo. O mais recente projeto do empresário é o Hotel Botanique, um ecoresort que estimula o desenvolvimento auto-sustentável da região dos Mellos, em Campos do Jordão, São Paulo.

Ao longo de Você está louco!, o leitor tem a oportunidade de acompanhar as trajetórias pessoal e profissional do empresário que, desde a adolescência, é dotado de um genuíno espírito empreendedor. Em ambas as frentes, ele tem a certeza inabalável de que tudo vai dar certo e uma obstinação ferrenha que acaba por conduzi-lo ao sucesso. E o lançamento Você está louco! mostra ao leitor as idéias de um homem tão cheio de talentos, que parece ter vivido várias vidas em uma só.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Ricardo Semler nasceu em São Paulo em 1959. Desde 1980, é presidente da Semco S/A, empresa com sete subsidiárias no setor de serviços, maquinário e softwares. Seus métodos e convicções foram divulgados em todo o mundo através do Virando a própria mesa. Tornou-se consultor requisitado por empresas como GM, Discovery Channel e NASA, além de ter proferido mais de 500 palestras em diversos países. Eleito líder de negócios do ano, em 1990 (ano em que também foi escolhido Homem de Negócios da América Latina pela revista America Economia, do Wall Street Journal) e 1992, Semler estudou na Harvard Business School e foi vice-presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Página do autor +