Verdadeiros Animais

Verdadeiros Animais

Coleção Coleção Marginália

Autor: HANNAH TINTI

Preço: R$ 31,00

200 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-1825-7

Assuntos: Ficção – Conto

Selo: Editora Rocco

Verdadeiros animais é o livro de estréia da americana Hannah Tinti, que chega ao Brasil pelo Safra XXI, selo com edição gráfica diferenciada e proposta ousada de lançar autores jovens e talentosos, quase todos inéditos no país. Verdadeiros animais é composto de 11 contos surpreendentes. Em todos eles, a narrativa crua e direta da autora exerce impacto sobre o leitor, seja pelo mistério da trama, seja pelas características de seus personagens, pelo bizarro das situações ou pela simples constatação de que os animais, no livro, funcionam não exatamente como metáforas, mas como um reflexo distorcido das agruras e desventuras humanas.

No primeiro conto, que dá nome ao livro, um tratador de animais faz considerações sobre a sua vida e a de alguns colegas de trabalho enquanto dá banho numa elefanta. No emaranhado de histórias que vêm à tona, as relações entre homens e bichos ganham conotação inesperada. Em "Melhores condições", um trio de girafas protagoniza uma greve no zoológico da cidade. Nos demais contos, há sempre uma espécie de animal que atua como coadjuvante da trama, realçando a solidão, o medo e a morbidez do comportamento humano.

O estranhamento é uma das marcas do livro de Hannah Tinti. Em "Como reanimar a cobra da sua vida", por exemplo, uma ex-estudante de Medicina atormentada pela lembrança de um cadáver dissecado numa aula de anatomia hospeda uma jibóia deixada pelo ex-namorado em seu apartamento até o dia em que decide matá-la; em "Sangue do meu sangue", uma família vive em tensão permanente por causa do comportamento violento do filho de 10 anos, que atinge seu ápice numa briga entre ele e a irmã mais nova, envolvendo um gato da vizinhança; no último conto do livro, "O columbus vermelho da Srta. Waldron", ficcionalizado a partir de um dado real, uma jovem americana em busca de liberdade participa de uma caçada na selva africana e acaba sendo mordida por um macaco de espécie até então desconhecida.

A ficção de Hannah Tinti possui alguns momentos de humor graças à fina ironia presente em várias histórias. Mas, em comum nos 11 contos que formam a obra, está a crueza com que a autora descreve os momentos mais escatológicos, a aparente indiferença com que ela traz à tona os sentimentos mais contraditórios do homem.

Com personagens bem construídos e tramas complexas, Verdadeiros animais é um livro mordaz, que atrai, incomoda, provoca. Hannah Tinti demonstra, já em seu livro de estréia, imensa habilidade para construir e desconstruir a alma humana em seus mais variados e inesperados aspectos.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Hannah Tinti foi criada em Salem, Massachusetts, cidade que até hoje influencia o clima de suas obras. Antes de lançar Verdadeiros animais, teve seus contos publicados por diversas revistas literárias. Hoje, ela é editora da revista One Story e vive em Nova York.

Página do autor +