Vênus é de Fogo, Marte é de Gelo

Vênus é de Fogo, Marte é de Gelo

Coleção Foxcraft

Autor: JOHN GRAY

Preço: R$ 37,50

288 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2703-5

Assuntos: Autoajuda

Selo: Editora Rocco

Quando lançou o bestseller Homens são de Marte, mulheres são de Vênus, em 1992, o psicólogo e escritor norte-americano John Gray queria ajudar homens e mulheres a se relacionarem melhor, orientando-os quanto às diferenças básicas entre os sexos. Quase vinte anos depois, ele vem mostrar a razão dessas diferenças, debruçando-se sobre o estudo científico dos hormônios que atuam sobre os organismos, determinando os comportamentos femininos e masculinos em Vênus é de fogo, Marte é de gelo.

O fogo associado às mulheres, para Gray, remonta à emotividade feminina, causada pela oscilação hormonal constante. Oscilações que se alternam já nas meninas e durante a vida inteira, já que mulheres menstruam mensalmente, engravidam e deixam de produzir hormônios com a menopausa. Equilibrar essas alternâncias com dietas alimentares e exercícios são algumas das recomendações de John Gray, que acredita também na interação social das mulheres para que elas estimulem a produção da oxitocina. A necessidade de comunicação constante também pode ser satisfeita através de reuniões com amigas.

Já a aparente frieza masculina – “o gelo de Marte”, segundo Gray – deve-se à baixa hormonal que os homens experimentam ao fim de um dia de trabalho, quando precisam repor os estoques de testosterona recolhendo-se em silêncio. Embora os homens tenham um menor número de alterações hormonais após a puberdade, eles também sofrem com a drástica redução de testosterona na maturidade – contribuindo para a diminuição da atividade sexual e aumentando o estresse.

O desencontro de homens e mulheres na atualidade, diz Gray na introdução do livro, é também uma consequência direta das obrigações profissionais. Enquanto mulheres se exasperam com o segundo turno de tarefas, ao chegar em casa do trabalho, os homens se estressam para manter empregos que “rapidamente estão mudando, quando não desaparecem”. Segundo o autor, as estatísticas mostram como homens e mulheres estão dormindo menos, comendo mal e adoecendo cada vez mais. Manter um casamento com tantas intervenções externas é difícil, principalmente quando não compreendemos o funcionamento de nossos corpos.

Evitar a rotina de embates diários, então, passa pelo autoconhecimento de nossa estrutura orgânica, alguma química e pelo compromisso com a qualidade de vida, dentro do conceito amplo de saúde atualmente preconizado pelos médicos. Para aproximar Vênus de Marte sem choques planetários, alerta John Gray, um pouco de compreensão, estudo e dedicação são essenciais.

Indicado para pessoas de todas as idades e em diferentes fases de seus relacionamentos, Vênus é de fogo, Marte é de gelo é leitura obrigatória para quem busca melhorar a qualidade de suas relações amorosas e, consequentemente, da própria vida.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Nascido em 28 de dezembro de 1951, em Houston, Texas, John Gray ficou mundialmente conhecido em 1992, quando Homens são de Marte, mulheres são de Vênus foi lançado. O livro permaneceu por 44 semanas na lista de bestsellers do The New York Times, e contabiliza mais de 50 milhões de exemplares vendidos, com tradução para 45 países. Terapeuta e organizador de cursos e seminários, Gray dedica-se há mais de 20 anos ao estudo do relacionamento de casais e já publicou mais de uma dezena de livros sobre o tema, publicados no Brasil pela Rocco. Atualmente, o autor vive com a mulher e os três filhos na Califórnia.

Página do autor +