
Uma História de Família
Autor: SILVIANO SANTIAGO
108 pp. | 14x21 cm
Assuntos: Ficção – Romance/Novela, Ficção Nacional
Selo: Editora Rocco
Impresso
ISBN: 85-325-0111-7
Preço: R$ 17,00
Uma família, seus mistérios, sua vergonha, sua culpa.
Dentro dessa família um menino observa os atos dissimulados, as conversas a portas fechadas, sem entender a estranheza e o desconforto que habitam aquela casa.
O menino e seu tio louco – que personifica a tragédia familiar e com o qual mantém um diálogo imaginário – vivem à margem dos jogos que vão sendo engendrados. Jogos criminosos. Fatais.
O menino cresce e, como homem em busca de sua verdadeira identidade, tenta resgatar o passado, tal e qual um detetive que estivesse disposto a rastrear apenas os sentidos por trás dos fatos.
É pela voz deste cuidadoso "investigador" que Silviano Santiago vai construindo um romance fora dos limites tradicionais do gênero. Poesia, ensaio e discussão filosófica ali se reúnem para narrar uma história, não mais de família, mas universal.
Por meio de requintadas metáforas, o autor fala de tragédia, loucura, desejo e morte. Uma história de família, romance vencedor do Prêmio Jabuti, tem a ousadia de se valer de uma escrita sentimental para abordar as agruras destes tempos marcados pela presença insidiosa e terrível da morte nas relações humanas.

O AUTOR
Silviano Santiago é um dos mais prolíficos intelectuais brasileiros. Poucos autores conseguiram conjugar tão bem, e de forma tão definitiva, obras ficcionais e críticas. Escritor, poeta, professor, crítico literário e ensaísta, foi três vezes vencedor do Jabuti – com Em liberdade (romance, 1982), Uma história de família (romance, 1993) e Keith Jarrett no Blue Note (contos, 1997). Seu romance Heranças recebeu o Prêmio ABL de Ficção 2009 e ficou entre os finalistas do Jabuti e do Portugal Telecom. Suas obras foram traduzidas para o inglês, francês e espanhol.