Um Amigo Romano

Um Amigo Romano

Coleção Coleção Marginália

Autor: LUCA SPAGHETTI

Preço: R$ 28,00

192 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2664-9

Assuntos: Biografia/Memórias/Diários, Viagem

Selo: Editora Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 19,50

E-ISBN: 978-85-81220-47-5

Entre raviólis, rigatonis e fettuccines, há uma leitura, literalmente, saborosa. É isso que se pode esperar de Um amigo romano. A história biográfica é da autoria de Luca Spaghetti, um sujeito italiano cujo sobrenome “causa apetite e humor nas pessoas”, em um país onde a gastronomia é mundialmente conhecida pelos tradicionais e variados tipos de massa. O autor é um dos personagens do bestseller norte-americano Comer, rezar, amar, que também foi sucesso de público no cinema, em filme homônimo estrelado por Julia Roberts.

Luca, que desde pequeno carrega o “peso” de se chamar Spaghetti, divide os momentos da sua vida em três partes, enquanto vê seu sobrenome se transformar do que achava ser ridículo a algo consideravelmente simpático, e até famoso. O livro é preenchido de notas e anedotas sobre a vida cotidiana do italiano nascido e criado em um dos mais famosos destinos turísticos do mundo: Roma, a Cidade Eterna.

Embalado pela música de artistas como James Taylor, Beatles e The Eagles, que permeia todos os momentos de sua vida, – e passando pela gastronomia, a língua, o futebol e um forte patrimônio histórico-cultural que traduz a imponência de Roma –, Spaghetti conta a sorte grande que é viver nesse lugar, tendo compartilhado – como guia turístico – com a escritora norte-americana Elizabeth Gilbert os grandes prazeres e riquezas da capital italiana.

É a música também que serve de ponte para o “sonho americano do rapaz italiano” durante suas viagens aos Estados Unidos, que ele igualmente divide com os leitores: “cada lugar me oferecia um presente musical; era como se eu estivesse seguindo um caminho já traçado pelas notas das canções que amava”, afirma.

Já a atividade gastronômica, ícone da cultura italiana e comumente ligada à família e ao prazer de reuni-la, é outro ponto central do livro. Spaghetti relembra, por exemplo, a comemoração do Dia de Ação de Graças – tradição norte-americana –, em conjunto com a data de seu aniversário e a despedida de Elizabeth. A data virou uma grande celebração em meio a familiares e amigos e veio como um presente para os dois lados, consolidando os laços de união.

No fim, Liz acaba por reiterar a conexão Roma-EUA, para Luca, sua cidade de origem e seu país de coração. As afinidades entre os dois vão além da comida e da música e renderam uma relação especial, com o toque de um “different kind of love”. O livro presta uma homenagem ao triunfo dessa amizade.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Nasceu em 1970 em Roma, onde vive e trabalha como tributarista público. Seu nome, em especial seu sobrenome cômico, tornou-se famoso por ocasião do seu encontro com Elizabeth Gilbert, autora do bestseller Comer, rezar, amar.

Página do autor +