Tendência à Distração

Tendência à Distração

Coleção Trilogia O Último Policial

Autor: EDWARD M. HALLOWELL E JOHN J. RATEY

Preço: R$ 49,50

356 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-1013-2

Assuntos: Comportamento, Educação/Pedagogia, Psicologia/Relacionamento

Selo: Editora Rocco

Senti minha mente se partindo, como se o cérebro em dois se dividisse… (Emily Dickinson)

Este é um livro que repara mal-entendidos e mitos a respeito de uma síndrome pouco conhecida, mas cujos transtornos acompanham adultos e crianças no mundo todo: o distúrbio do déficit de atenção, ou DDA. Distração, em outras palavras. O que muitas vezes se supõe ser desleixo, fraqueza ou particularidade de temperamento é, na verdade, um distúrbio orgânico. Desorganização, agitação e impulsividade são alguns dos principais sintomas dessa síndrome que é freqüentemente confundida com falta de autodisciplina, e por isso acarreta tantos aborrecimentos para a vida de quem tem esse problema. Além da experiência clínica, os dois autores sabem exatamente o que é isso porque ambos têm DDA.

Ao apresentar os relatos das experiências de muitos de seus pacientes, os dois médicos oferecem uma abrangente perspectiva de um dos mais controversos diagnósticos psiquiátricos de nossos tempos. Eles mostram com clareza as diversas formas que o DDA assume — como hiperatividade e devaneio — e o impacto positivo que o tratamento correto e a mudança de comportamento podem promover. Esclarecem também que, embora a síndrome acarrete muitos aborrecimentos, há vantagens de que o portador pode se beneficiar, como uma grande vitalidade, intuição, criatividade e entusiasmo. Estas características podem ajudar as pessoas a encontrar um caminho menos árduo para se relacionar com o DDA.

Informal no tom, didático no conteúdo e totalmente convincente por seu forte embasamento na experiência clínica, Tendência à distração é um livro interessantíssimo também porque os autores têm a sensibilidade de deixar claro que há diferença — muitas! — entre ser um sonhador e um portador de DDA. Após o tratamento de uma garotinha, a mãe dela resumiu sua felicidade da seguinte forma: "É como se um véu fosse retirado dos olhos de Penny. Ela continua sendo uma grande sonhadora, mas agora sonha de propósito."

Comente  
Instagram

O AUTOR

Edward M. Hallowell, M.D. é psiquiatra de adultos e crianças. John J. Ratey, M.D. é psiquiatra e professor assistente de psiquiatria na Harvard Medical School. Os dois vivem em Boston. Hallowell escreveuTendência à distração,em parceria com John Ratey, e Os doze laços vitais, ambos publicados pela Rocco.

Página do autor +