Talismã

Talismã

Coleção Trilogia O Último Policial

Autor: TERESA FROTA

Preço: R$ 34,50

40 pp. | 20,7x26,5 cm

ISBN: 978-85-62500-24-4

Assuntos: Infantil, Rocco Jovens Leitores

Selo: Rocco Pequenos Leitores

O cachorro fugiu! Nas ruas e nas praças da cidade, um burburinho só. Todos comentavam o sumiço de Talismã e a inconsolável tristeza de sua pequena dona, Laurinha. Seus cachinhos dourados não paravam de balançar, enquanto as lágrimas corriam pelos olhos. Um pequeno descuido em casa e o bichinho de estimação viu um novo mundo se abrir diante dos seus olhos. Para um cachorrinho que só sabia que a noite começava quando o pai de Laurinha chegava do trabalho, do lado de fora as luzes da cidade, das estrelas, da Lua – tudo chamava a sua atenção – não deixavam dúvidas: de focinho esticado e orelha em pé, Talismã saiu vira-latando por esse mundão afora, ainda desconhecido.

Após conhecer o anoitecer e sentir suas patinhas molhadas pelo mar, em certo momento, Talismã se viu perdido e sozinho no meio do frio, da chuva e da escuridão. A essa altura, reencontrar os abraços quentinhos de Laurinha era tudo o que ele poderia desejar. O Sol, despontando no horizonte, deixou uma pontinha de esperança no ar. O que aconteceu depois, até a Lua enxerida e as Estrelas curiosas apareceram para observar.

Mais do que a fuga de um cachorrinho, o livro trata da especial relação de amizade entre uma criança e seu bichinho de estimação, sugerindo uma dependência mútua. Partindo da repetição de frases como “Se cachorro chora, ninguém sabe. Mas Talismã chorou”, a autora faz alusão à ideia que as pessoas têm, em geral, sobre a humanidade de sentimentos, sobretudo, dos cães. Com uma narrativa poética e cheia de rimas, permeada por ilustrações leves e curiosas, o texto de Talismã foi premiado pela União Brasileira de Escritores, na categoria infantil.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Jornalista, atriz e escritora, Teresa Frota trabalhou com um dos mais conceituados grupos brasileiros de teatro, o T.A.P.A, do qual é fundadora; também editou publicações de moda; dirigiu o Teatro Gláucio Gil, pertencente a Secretaria de Estado do Rio de Janeiro e escreveu, escreveu muito. E é essa atividade pela qual ela se declara vergonhosamente apaixonada, que sempre falou mais alto. Desde 1994 Teresa trabalha como roteirista da TV Globo, em programas como Você decide e Linha Direta, onde está até hoje. Sua peça Viravez, o cortêz recebeu o Prêmio Coca Cola, o Mambembe e o União Brasileira de Escritores, de melhor texto infantil em 94. Prêmios, aliás, são uma constante na vida de Teresa Frota que já se fez representar em todas as listas premiadas importantes do país.

Página do autor +