Tá Falando Grego?

Tá Falando Grego?

Coleção Dorothy tem que morrer

Autor: RICARDO HOFSTETTER

Preço: R$ 27,00

192 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-7980-097-9

Assuntos: Aventura, Juvenil, Rocco Jovens Leitores

Selo: Rocco Jovens Leitores

Depois de abordar, com muito bom humor, temas espinhosos como bullying, drogas, preconceito e outras questões que afligem os adolescentes em A verdadeira história de Bimba, o bambambã da escola, título que foi finalista do Prêmio Jabuti em 2006, o roteirista Ricardo Hofstetter retoma ao universo jovem com o engenhoso Tá falando grego?. No romance, Hofstetter utiliza a sua experiência à frente da minissérie teen Malhação ID , da TV Globo, para construir uma trama ágil, recheada de diálogos afiados, com direito a muita paquera, aventuras e até uma viagem no tempo.

Em Tá falando grego?, Hofstetter conta a história de Paulinho Acne, Leonardo e sua grande paixão, Tatiana. Paulinho é um cara esquisito e não é muito bom em nenhuma matéria do colégio (com exceção de história, em que misteriosamente só tirava nota máxima). Seu apelido o definia com perfeição: “Acne, por causa das milhares de espinhas que nasciam diariamente em sua cara”. Já Leonardo é o mais esperto da turma, além de ser o único capaz de aturar o papo chato e as estranhezas de Paulinho. No livro, Tatiana é “uma deusa morena, maravilhosa e saudável” aos olhos de Leonardo. Juntos, os três amigos descobrem que um livro de matemática, aparentemente comum, contém questões que ao serem solucionadas, farão essa turma viajar no tempo e parar na Grécia Antiga.

Três semanas antes das provas começarem, Paulinho pede a ajuda de Leonardo para estudar matemática, uma das várias matérias que não dominava muito bem. Cercado por pilhas de livros e completamente desesperado, acaba se deparando com o livro que mudaria completamente o rumo daquela noite. Ao abri-lo, Paulinho Acne descobre que aquelas folhas possuíam poderes extraordinários. Quem conseguisse solucionar os problemas contidos nele, poderia parar em qualquer lugar e em qualquer tempo. Quando já começavam a resolver a questão que os mandariam para alguma época da história, Tatiana aparece e tira a concentração de Leonardo. Sob o pretexto de conquistá-la, Léo a chama para resolver o problema junto com eles. Depois de desvendar o enigma necessário para embarcar numa grande aventura, essa turma precisa encontrar e solucionar o problema que poderá mandá-los de volta para o presente. Caso contrário, ficarão presos na Grécia para sempre.

Com uma linguagem própria dos adolescentes, Tá falando grego? permite que o jovem leitor se depare com aventuras inesperadas, mistérios sobre a história da Grécia, e, de quebra, algumas aulas de grego. Mas o grande mistério é se Leonardo será capaz de conquistar Tatiana e, ainda por cima, desvendar o problema que os prende na Grécia. No meio de tanta confusão, o público é convidado a descobrir junto com essa turma como essa história termina.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Ricardo Hofstetter é escritor e roteirista de teatro e TV. Tem dois romances publicados e várias peças para teatro encenadas, entre elas Geraldo Pereira, um escurinho brasileiro, com a qual ganhou o Prêmio Shell de Melhor Texto de 2004, e As aventuras de Pedro Malazartes, 1º lugar no Concurso Nacional de Dramaturgia do IBAC – Funarte, 1993, categoria infantil. Foi autor de duas fases da novela jovem Malhação, entre elas a de 2004, a de maior sucesso de toda a história do programa, que lhe rendeu a Menção Honrosa do Prêmio MídiaQ – Qualidade e responsabilidade em programação infanto-juvenil concedido pela Midiativa. É autor-roteirista contratado da TV Globo e atualmente trabalha numa sinopse de novela, em três longa-metragens para cinema e um romance policial.

Página do autor +