Stellaluna

Stellaluna

Coleção Foxcraft

Autor: JANELL CANNON

Preço: R$ 31,00

52 pp. | 25x25 cm

ISBN: 85-325-0788-3

Assuntos: Infantil, Rocco Pequenos Leitores

Selo: Editora Rocco

Em geral as histórias que envolvem morcegos são sombrias e apavorantes. Figuras fáceis do imaginário de terror, os morcegos são vistos como incontroláveis bebedores de sangue. No entanto, esclarece Janell Cannon em Stellaluna, existem apenas três espécies de vampiros entre as quase mil espécies de morcegos – os únicos mamíferos capazes de voar. A maioria dos morcegos se alimenta de insetos, répteis ou frutas e flores.

Acabar com preconceitos em relação aos animais é uma das tarefas de Janell Cannon, que trabalhou em bibliotecas públicas, criando e desenvolvendo programas de leitura para as crianças aprenderem que devemos amar e respeitar todos os animais, mesmo aqueles que não são tão bonitinhos.

Stellaluna é justamente um livro sobre a possibilidade de atração dos opostos e da amizade entre seres diferentes e, a princípio, incompatíveis. A fábula conta a história de uma simpática morceguinha, Stellaluna. Ainda neném, ela sai numa noite com a mãe em busca de comida. Durante o passeio são atacadas por uma coruja e a pequena Stellaluna acaba caindo num ninho junto a uma família de passarinhos.

Mesmo sendo uma estranha no ninho ela é aceita, mas com uma condição: perder suas características de morcego e começar a agir como um passarinho. Afinal, ela poderia influenciar os outros filhotes. O sacrifício da adaptação inclui a árdua condição de se contentar em comer insetos em vez de frutas frescas.

O destino fará com que ela reencontre a mãe e descubra, junto com seus amigos pássaros, os desafios que a natureza nos propõe: "Como podemos ser tão diferentes e nos sentirmos tão iguais? E como podemos nos sentir tão diferentes e sermos tão iguais?"

Comente  
Instagram

O AUTOR

Janell Cannon sempre criou programas de leitura para crianças que enfatizavam animais geralmente excluídos da lista dos engraçadinhos. Foi assim que nasceu Stellaluna, uma morceguinha que lhe rendeu vários prêmios, entre eles o American Booksellers Book of The Year (1994).

Página do autor +

MÍDIA