Sinuca de Bico

Sinuca de Bico

Coleção Foxcraft

Autor: JOSH BAZELL

Preço: R$ 39,00

288 pp. | 14x21 cm

ISBN: 9788532525178

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Dr. Peter Brown é médico no pior hospital de Manhattan. Sem meias palavras e sempre no limite da paciência, Brown quebra regras e passa por cima das opiniões alheias para salvar vidas. Com um passado que prefere não remexer, o médico tenta levar a vida e fazer seu trabalho sem chamar a atenção. Bearclaw é um assassino de aluguel. Com uma infância traumática, Bearclaw logo descobre que possui um talento nato para violência e uma genial capacidade de não deixar rastros, tornando-se um dos principais “colaboradores” da máfia e a última pessoa que alguém esperaria encontrar trabalhando em um hospital. Pietro Brwna era Bearclaw, e hoje, graças a um malsucedido negócio com a máfia, está inserido no programa federal de proteção a testemunhas com o nome de Peter Brown.

Toda esta confusão é explicada (ao menos em parte) em Sinuca de bico, livro de estreia do americano Josh Bazell. Com um humor ácido, diálogos inteligentes e muita violência, o autor cria uma história alucinante com um ritmo ininterrupto. Apontado como uma das mais bem-sucedidas estréias literárias dos últimos anos pelos principais jornais norte-americanos, o romance rendeu a Bazell comparações com o estilo de Elmore Leonard e ainda garantiu direitos de adaptação já negociados para o cinema, com Leonardo DiCaprio cotado para o papel principal.

No livro, a vida do discreto Dr. Brown vira de cabeça para baixo quando descobre que Nicholas LoBrutto, é o seu mais novo paciente. LoBrutto, mafioso de longa data, sabe que Brown tem um passado negro como Bearclaw, e que ainda tem contas a acertar com a máfia, e usa esta informação como barganha para garantir o melhor atendimento medico possível. Para Brown/Brwna, só resta lutar contra o tempo para manter o marginal vivo, antes que a máfia apareça para cobrar o seu débito.

Narrado em primeira pessoa pelo próprio Pietro Brwna, o livro tem as mais loucas notas de rodapé, e faz uma sátira contundente da política hospitalar e do sistema de saúde norte-americano. O autor aproveita o espaço para fazer piadas, sem, em momento algum, deixar baixar a adrenalina – e Josh Bazell é absurdamente engraçado. E se tudo parece tão realista é porque Bazell também é médico. Lembrando o estilo de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez de fazer cinema, Bazell imprime sua marca à literatura e apresenta ao leitor um romance sensacional.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Josh Bazell é bacharel em literatura e escrita em língua inglesa pela Universidade de Brown, e é formado em medicina pela Universidade de Colúmbia. Este é o primeiro romance deste autor americano, que atualmente é residente na Universidade da Califórnia, São Francisco.

Página do autor +