Simples Filosofia

Simples Filosofia

Coleção Coleção Os Romanov

Autor: PABLO CAPISTRANO

Preço: R$ 24,50

176 pp. | 14 x21 cm

ISBN: 9788532524676

Assuntos: Crônica

Selo: Editora Rocco

Reunindo 47 crônicas publicadas a partir de 2007 no Jornal de Hoje e no Diário de Natal, o livro Simples filosofia traça um painel da formação do pensamento filosófico ocidental desde as cidades-estado gregas da antiguidade até a Europa do século XX. Com um texto leve e coloquial, Pablo Capistrano traduz para o leitor a formação e os fundamentos das principais escolas de filosofia do Ocidente, como o platonismo, o epicurismo e o estoicismo, e esclarece as origens de algumas áreas da filosofia prática, como a metafísica e a ética. Em crônicas concisas e saborosas, o autor mostra que é possível falar com simplicidade de coisas profundas e convida o leitor para uma viagem fascinante da qual dificilmente se sai sem ser tocado por suas reflexões.

Em suas crônicas, Capistrano explica como o foco do pensamento filosófico predominante em diferentes períodos históricos aproximou a filosofia ora da física e da matemática, ora da ética, ora do que se convencionou chamar “metafísica” e da religiosidade, até o surgimento da linguística. Seus textos mostram as semelhanças entre o pensamento religioso antigo e a filosofia, que levaram os primeiros cristãos que desembarcaram na Grécia a serem confundidos com seguidores de uma escola filosófica, e os debates entre pensadores como Martin Heidegger, que se dedicou a desmistificar a filosofia, e Ludwig Witgenstein, cujo esforço se concentrava em “tentar encontrar um único problema filosófico que valesse a pena ser pensado” .

Recorrendo a exemplos e analogias contemporâneas, o autor explica os principais conceitos propostos por nomes como Friedrich Nietzche, Arthur Schopenhauer, Soren Kierkegaard, Sócrates, Aristóteles, Bertrand Russel e Immanuel Kant. Além disso, Capistrano apresenta ao leitor filósofos cujas obras influenciaram diversos outros que os sucederam, contribuindo para a formação do pensamento ocidental, mas que acabaram obscurecidos pelos autores mais populares. Entre eles, o medieval Aeropagita, conhecido como o pseudo Dionísio; Hipatia de Alexandria; Pico della Mirandola e os pensadores Ibn Rushid ou Averrois e Moisés de Maimonides, respectivamente muçulmano e judeu sefardita da Península Ibérica durante a ocupação turco-otomana, responsáveis por um renascimento cultural que antecedeu a própria Renascença.

Em Simples filosofia, Capistrano busca trazer a filosofia do campo conceitual para o mundo cotidiano e demonstra os impactos do pensamento filosófico na alma humana, por meio de obras como as Cartas Consolatórias, de Sêneca; no pensamento científico, com Renée Descartes; na compreensão da história, do mundo e da própria religiosidade, com Hegel; e sobre a política e a economia, ajudando a definir a história do século XX, através da obra de Karl Marx. E, de certa forma, ao abordar o nascimento, ascensão, morte e renascimento da filosofia ocidental, a coletânea ganha também uma conotação narrativa, podendo ser lida como um épico clássico, uma tragédia renascentista ou uma construção mais moderna e fragmentária, sempre provocando a reflexão e alimentando o prazer da leitura.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Pablo Capistrano nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, em 1974. Sua literatura sofre as influências mais diversas, desde Jack Kerouack e Paulo Leminski às histórias em quadrinhos da Marvel e o rock gótico dos anos 1980. Filósofo e professor de filosofia e sociologia, ele é formado em Filosofia e Direito, com mestrado em metafísica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O autor, que já integrou o grupo cultural Sótão 277, que reunia teatro, literatura e poesia, e publicou crônicas em jornais como Jornal de Hoje e Diário de Natal. Lançou um livro de poesia em 1998 e outro de ensaios em 2001, ambos em edições independentes pagas de seu próprio bolso. Pequenas catástrofes, seu terceiro trabalho, foi seu primeiro romance, publicado pela Rocco. Dele a editora também publicou também a coletânea de crônicas Simples filosofia, seu último livro. Atualmente colabora com o site Diginet, onde escreve sobre filosofia, e dá aula no IFRN.

Página do autor +