Saber Perder

Saber Perder

Coleção Biblioteca Hogwarts

Autor: DAVID TRUEBA

Preço: R$ 59,00

472 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2666-3

Assuntos:

Selo: Editora Rocco

Sylvia, uma adolescente típica, completa 16 anos e resolve fazer uma falsa festa de aniversário, em que tem interesse em receber apenas um convidado; Lorenzo, pai da menina, é um homem separado que precisa superar o abandono de sua mulher e o fracasso no trabalho; Leandro, avô de Sylvia, está naquela idade em que se perde mais do que ganha; Ariel Burano é um jovem e promissor jogador de futebol que precisa amadurecer e superar as (in)consequências da fama para se tornar tudo aquilo que se espera dele.

Saber perder é o terceiro romance do escritor e cineasta espanhol David Trueba. No livro, que recebeu o Prêmio Nacional de Crítica da Espanha em 2008, ele conta as histórias destes quatro personagens, que se entrelaçam e se confundem à medida que a leitura avança, não só devido aos elos familiares e aos caprichos do acaso que os unem, mas também pelos sentimentos que compartilham, ainda que não tenham consciência disso. O autor se coloca no lugar de um frio narrador da história. No entanto, não abre mão do fino humor e da ironia que marca sua obra.

Sylvia, uma das pontas deste “quadrado” e a grande protagonista do romance, é uma adolescente em plena descoberta de sua vida sexual. Mas sua apatia, também típica desta fase, é acentuada por ter que lidar com o abandono da mãe, que a deixa com o pai para viver um romance com outro homem. Sua entrada na vida adulta se dá de um modo repentino, quando é atropelada por Ariel, um jogador de futebol que sai de Buenos Aires para jogar na Espanha. No novo país, Ariel também tem que lidar com uma certa apatia, da cidade grande, mas não vai demorar muito para que seu talento seja reconhecido e ele vire ídolo. Enquanto isso, cria com Sylvia uma intensa ligação estabelecida pelo incidente que misturou bebida ao volante com a perna fraturada da menina.

Lorenzo, pai de Sylvia, é um homem amargurado. Perdeu a mulher há pouco tempo, mas a verdade é que já a tinha perdido há muitos, muitos anos. Lorenzo também perdeu nos negócios. Seguiu os conselhos de quem considerava um grande amigo e acabou por comprometer quase tudo o que possuía, chegando ao ponto de cometer um crime para se vingar daquele que o enganou.

Leandro é o último elo deste “quadrilátero”. Um velho professor de piano, entrou na fase de quem presencia mais mortes do que nascimentos. Dói nele pensar que deve acompanhar a decadência física, não só sua, como de sua mulher, Aurora. Entre idas e vindas de hospital, o avô de Sylvia, no entanto, descobre, a essa idade, que ainda pode se interessar pelas coisas e é tocado por uma fascinante obsessão.

Em Saber perder, Trueba retrata as relações estabelecidas entre estes quatro personagens cujas trajetórias são marcadas pela perda. Sobreviventes, cada um a sua maneira, de um mundo cheio de desilusão, morte e traição, mas também de amor e esperança.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Escritor e cineasta, o espanhol David Trueba colaborou como roteirista com o irmão, Fernando Trueba, em Quero dizer que te amo, de 1995, entre outros. Estreou como diretor no ano seguinte com La buena vida, indicado a dois prêmios Goya. Quatro anos depois lançou seu segundo longa-metragem, Obra maestra (2000), seguido de Soldados de Salamina (2002), baseado no romance de sucesso de Javier Cercas. Em 2005, dirigiu Bienvenido a casa, com o qual ganhou o prêmio de melhor realizador do Festival de Málaga, e La silla de Fernando, que codirigiu ao lado de Luis Alegre. Como escritor, ganhou o Prêmio Nacional de la Crítica com Saber perder, romance publicado no Brasil pela Rocco. 

Página do autor +

LEIA TAMBÉM