Por que Ele? por que Ela?

Por que Ele? por que Ela?

Coleção Coleção Marginália

Autor: HELEN FISHER

Preço: R$ 42,00

312 pp. | 14x21 cm

ISBN: 9788532525246

Assuntos: Psicologia/Relacionamento

Selo: Editora Rocco

Por que ele? Por que ela? Como conhecer seu amor verdadeiro conhecendo seu tipo de personalidade não é um livro para ser lido uma única vez, tampouco de forma linear. A antropóloga norte-americana Helen Fisher faz uma breve introdução sobre personalidades, amor e relacionamentos para logo em seguida entregar aos leitores o que eles realmente estão procurando: o teste que irá determinar em qual tipo de personalidade cada um mais se enquadra. A partir daí, cada qual pode adotar um estilo de leitura, detendo-se aos perfis que mais têm a ver com seu tipo de personalidade, descobrindo qual o tipo de parceiro ideal ou indo direto às recomendações certeiras da escritora no último capítulo.

A questão “por que você se apaixona por uma pessoa e não por outra?” foi o ponto de partida para a pesquisa que Helen Fisher viria a desenvolver com quase 40 mil homens e mulheres. A antropóloga foi convidada em 2004 para uma reunião com executivos do maior site de relacionamentos do mundo na internet, o norte-americano Match.com. No meio da conversa, os executivos fizeram a pergunta acima. Helen Fisher respondeu que ninguém sabia de verdade e que a forma como duas personalidades diferentes se uniam era um mistério. Apesar da resposta, ela concordou em auxiliá-los no desenvolvimento de um site que ajudaria homens e mulheres a encontrar uma parceria de longo prazo.

O primeiro passo, fundamental para tudo que viria a seguir, foi determinar tipos de personalidades, com as devidas características. Ela chegou a quatro: exploradores (disposição para correr riscos, curiosos, otimistas, espontâneos) construtores (leais, persistentes, sociáveis, calmos), diretores (francos, decididos, centrados, lógicos, realistas) e negociadores (imaginativos, agradáveis, idealistas, altruístas, simpáticos). Havia, porém, ainda uma dúvida importante sem resposta: “Será que a personalidade orienta quem você vai amar?” Começava aí o desafio como conselheira científica do que se tornaria o novo site de relacionamentos idealizado pelo Match.com, o Chemistry.com. A antropóloga elaborou então o questionário que seria aplicado aos usuários do novo site. Dos 5 milhões de norte-americanos e 2 milhões de pessoas de outros 39 países que responderam ao questionário, foram selecionados 39.913 para a análise.

A partir desse amplo material, Helen Fisher conseguiu aprofundar o conhecimento que já tinha esquematizado sobre os quatro tipos de personalidade e tirar valiosas conclusões. Dentro do universo pesquisado, 26% eram exploradores; 28,6%, construtores; 16,3%, diretores; e 29,1%, negociadores. Ela chegou também à conclusão de que cada tipo principal básico de personalidade confraterniza com um grupo diferente, quer viver em um lugar diferente e tem valores religiosos diversos. Com essas informações, a autora elaborou perfis detalhados e tirou conclusões sobre as melhores combinações, aquelas que trazem melhores resultados em um relacionamento. Cada perfil ganhou um espaço generoso no livro. A autora dá ainda dicas preciosas sobre como agir para não assustar a pessoa em que se está interessado e sobre como tirar o melhor proveito das informações que foram obtidas durante a leitura.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Helen Fisher pesquisa sobre amor, sexo, casamento e diferenças cerebrais e comportamentais entre gêneros há mais de 30 anos. Antropóloga, atualmente é professora e membro do Centro para estudos da evolução humana no Departamento de Antropologia da Rutgers University, além de conselheira do site de relacionamentos Chemistry.com. Para saber mais, www.helenfisher.com/ .

Página do autor +

MÍDIA

Amor e obstáculos
Matéria publicada no Estado de S. Paulo

Amor e obstáculos
Nota publicada na Revista Veja