Capa de Poesia é Fogo

Poesia é Fogo, é Terra, é Água, é Ar!

Autor: SANDRA LOPES

96 pp. | 12x22 cm

Assuntos: Ficção – Poesia, Infantil, Rocco Pequenos Leitores

Selo: Rocco Jovens Leitores

Impresso

ISBN: 978-85-7980-140-2

Preço: R$ 24,90

E-book

Preço: R$ 15,90

E-ISBN: 978-85-7980-410-6

“O poeta, a palavra pega./Preparar, apontar, fogo!/ Nos versos descarrega.” Com estes versos simples e carregados de força simbólica, a carioca Sandra Lopes abre o belo e intenso Poesia é fogo, é terra, é água, é ar!, uma viagem poética pelos quatro elementos que marca a estreia da autora, que é escritora, poetisa e mediadora de leitura com vários livros publicados, no selo Rocco Jovens Leitores.

Evocando a beleza, a força ou, por vezes, a violência da natureza, Sandra Lopes constrói belas imagens em pequenos poemas de três versos, seguindo a tradição do mestre japonês Bashô. Em Fogo, primeiro bloco de poemas, a autora reúne os haicais que revelam o fascínio do homem pelo fogo, suas múltiplas utilidades e seus perigos, como o singelo “A moça,/para iluminar a solidão,/acende o lampião.” ou “Gemidos./Árvores doloridas/pelo fogo retorcidas.”, em tom de alerta contra as queimadas que se espalham pelas florestas brasileiras.

Terra reúne os poemas que falam do solo, da necessidade humana de fincar raízes, do planeta que nos abriga, da Terra Mãe de todos nós. Com graça e leveza, a autora reverencia “Da terra/ o bendito trigo/e o abrigo.”, mas também utiliza uma certa ironia ao apontar as mazelas que o homem impôs à sua própria casa, como em “Ex-árvore procura/vaso para morar/Alguém quer ajudar?”.

A água do mar, da chuva e dos rios e lagos inspira os poemas reunidos em Água, terceira parte do livro, que reúne versos cheios de lirismo como “Nas marés/com meias de renda/a espuma calça meus pés.” ou “A chuva convida./Sobre a cama/gotas de preguiça”.

No último bloco de poemas, a autora evoca tudo o que lembra a existência – fundamental e por vezes despercebida – do ar: o vento que desenha nuvens no céu e movimenta as folhas das árvores, que faz girar as pás dos moinhos e voar a pipa do menino, que espalha as bolhas de sabão e que leva a menina a balançar… “Balanço quer brincar./Vem menina,/vem voar.”

Com um olhar sensível e atento, Sandra Lopes convida o leitor a se reencontrar com a essência da vida e mostra que a poesia está em todas as coisas e em todos os lugares. As delicadas ilustrações de Janaina Tokitaka dialogam à perfeição com os versos da autora, intensificando a experiência da leitura. Poesia para jovens de todas as idades! 

Comente  
Instagram

O AUTOR

Sandra Lopes é carioca e professora de Sala de Leitura do Rio de Janeiro, além de escritora, poetisa, mediadora de leitura e “amante das palavras”. É autora de cerca de uma dezena de livros, entre os quais se destacam Convite carioca, Cantiga de trem e Cordel das cavalhadas, selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para a representação da Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), em 2011, 2012 e 2013, respectivamente.

Página do autor +