Os Telhados de Teerã

Os Telhados de Teerã

Coleção O legado de Orïsha #1

Autor: MAHBOD SERAJI

Preço: R$ 54,00

384 pp. | 14x21 cm

ISBN: 9788532524980

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Em Teerã é muito comum, no verão, dormir no telhado. O calor seco do dia resfria-se após a meia-noite, e quem fica lá em cima acorda com os primeiros raios de sol na face e com o ar fresco nos pulmões. E é deste lugar que os adolescentes Pasha e Ahmed, amigos inseparáveis, observam o mundo e as pessoas ao redor. É também dali que Pasha consegue ver e admirar Zari, sua vizinha, uma jovem já prometida para casamento. Este é o ponto de partida de Os telhados de Teerã, primeiro romance do autor iraniano, Mahbod Seraji, que emigrou para os Estados Unidos na década de 1970 e que, atualmente, vive na Califórnia, na Baía de São Francisco.

A narrativa se desenvolve mostrando os sentimentos e descobertas dos adolescentes e seus primeiros vislumbres sobre o amor, mas também o contato com a dor, a repressão, a morte e as perdas. Em uma noite, naquele mesmo telhado que escalava para contar estrelas e dar a cada uma delas o nome de seus entes queridos, Pasha presencia a cena na qual o Doutor, o futuro marido de sua amada Zari, é levado pela SAVAK, o serviço secreto a serviço da ditadura iraniana. Apesar de nada poder fazer para impedir aquela arbitrariedade, o jovem se culpa pelo acontecimento.

A repressão política que ronda o ambiente por causa da ditadura do Xá Mohammad Reza Pahlevi é o fio condutor de uma história que também aponta as sutilezas e contradições da sociedade iraniana: a tradição se opõe à modernidade emergente, a religiosidade e a fé se antagonizam com os sentimentos à flor da pele de um povo que tem na libertação do regime um ideal a ser conquistado.

Trágico, mas ao mesmo tempo com toques de humor, Os telhados de Teerã é um romance de iniciação, que acima de tudo aponta para os primeiros passos de um grupo de jovens sintonizados com a necessidade de transformação e construção de um mundo mais humano. Segue o tom romântico das narrativas que se propõem a contar a trajetória de adolescentes em direção ao amadurecimento.

Mahbod Seraji consegue mostrar na sua literatura, através de seus diálogos, às vezes leves, às vezes tensos, a importância fundamental da manutenção de sentimentos como a compaixão e generosidade. Dialogando e citando autores como Dostoievski, Emile Zola e Jack London, ele sinaliza que tais ações são fundamentais em uma sociedade contaminada pelo medo e por incertezas.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Mahbod Seraji nasceu no Irã e mudou-se para os Estados Unidos em 1976, aos 19 anos. Estudou na Universidade de Iowa, onde graduou-se em Cinema e Televisão, e doutorou-se em Desenho e Tecnologia. Atualmente, trabalha como consultor de gestão e mora na Bay Area, San Francisco. Mais informações sobre o autor em seu site, www.mahbodseraji.com, e no endereço www.rooftopsofhehran.com.

Página do autor +