Os Rios Turvos

Os Rios Turvos

Coleção Dorothy tem que morrer

Autor: LUZILÁ GONÇALVES FERREIRA

Preço: R$ 27,50

212 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-0424-8

Assuntos: Ficção – Romance/Novela, Ficção Nacional

Selo: Editora Rocco

Cego pelo ciúme, um homem apunhala a mulher, mas acaba sofrendo um golpe ainda mais duro. Antes de morrer, ela revela que já o tinha apunhalado por trás, denunciando-o à Inquisição. Como um amor tão grande, entre dois seres sensíveis e cultos, pôde acabar de forma tão trágica e traiçoeira?

Paixão e ódio se misturam na história verídica do poeta Bento Teixeira e sua mulher Filipa Raposa, passada no Brasil do século XVI, em plena visita da Inquisição. Num dramático romance histórico, Luzilá Gonçalves Ferreira recria de forma admirável, tanto em termos de linguagem quanto de narrativa, a vida social do primeiro século da sociedade brasileira.

Uma época atormentada. Tortura-se Bento Teixeira, o autor de Prosopopéia, com sua condição de cristão-novo ainda preso ao judaísmo, e de marido que reprime seu amor para não despertar o desejo de sua mulher. Sofre Filipa, uma mulher apaixonada a quem os anos de casamento acrescentaram o sabor amargo da mágoa. Um temperamento independente e emotivo, oposto, quando poderia ser complementar ao do marido ciumento e reprimido.

O casamento dos dois é marcado pela dualidade. Por dúvidas que fazem o poeta por fim matar a mulher amada. E mágoas que fazem a mulher delatar o pai de seus filhos à Igreja. A história real de um Brasil dividido entre o gosto e o temor do pecado.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Luzilá Gonçalves Ferreira terminou seu doutorado em Literatura Feminina no século XIX em Paris. Professora da Universidade Federal de Pernambuco, é autora de ensaios sobre Fernando Pessoa e teve um romance, Muito além do corpo, premiado na IV Bienal Nestlé de literatura. Seu romance Os rios turvos ganhou o Prêmio Joaquim Nabuco de biografias da Academia Brasileira de Letras (1992).

Página do autor +