Os Gêmeos Templeton Têm uma Ideia

Os Gêmeos Templeton Têm uma Ideia

Coleção Foxcraft

Autor: ELLIS WEINER

Preço: R$ 29,50

228 pp. | 15,2x20,3 cm

ISBN: 978-85-7980-177-8

Assuntos: Humor, Juvenil, Rocco Jovens Leitores

Selo: Rocco Jovens Leitores

Disponível em e-book

Preço: R$ 20,50

E-ISBN: 978-85-81222-95-0

“Os gêmeos Templeton, Abgail e John, tinham doze anos quando a mãe deles morreu.” Assim Ellis Weiner abre o primeiro capítulo do livro Os gêmeos Templeton têm uma ideia, e, ao fazê-lo, mais do que simplesmente começar uma história voltada para o público infantojuvenil, convida o jovem leitor a construir em conjunto com o autor-narrador cada peça desta engraçada e instigante trama.

De mãos dadas com o ilustrador Jeremy Holmes, Weiner inverte o próprio processo de criação literária ao narrar as aventuras dos inteligentes irmãos gêmeos Abgail e John, que se veem nas garras de dois sequestradores, os também gêmeos Dean D. Dean e Dan D. Dean. Embora não admita, o divertido narrador é também um personagem. E mesmo reconhecendo, de forma sarcástica, que não está contente em contar esta história, desafia o leitor a seguir até o fim. “Você terá de lidar comigo, Leitor”, adverte.

Brincando com o formato do livro, o autor propõe, de forma bem-humorada, uma série de perguntas no final de cada capítulo, que funciona como uma espécie de revisão do respectivo trecho da obra. As ilustrações são uma diversão à parte. Elas oferecem detalhes criativos e uma dinâmica que valoriza ainda mais a ação na história. O uso de diagramas, as mudanças de tamanho de fonte, e variações nos fundos contribuem para que o leitor não desgrude das páginas.

O principal objetivo dos gêmeos depois da perda da mãe é tentar convencer seu pai, um atrapalhado inventor, a permitir que eles tenham um cãozinho. Ao mesmo tempo que o pai muda de emprego, eles têm que se adaptar à nova babá, Nan Noonan, e lidar com as ameaças de um ex-aluno do pai, Dean D. Dean, que se alia ao irmão Dan para planejar o sequestro das crianças.

Algumas das questões se aprofundam ao abordar a razão do sequestro e o conflito de uma família que se verá na complicada missão de restaurar seu equilíbrio. Além do humor que percorre toda a narrativa, há uma sutil mensagem que pode ser sintetizada na fala do professor: "O que importa não são as ideias que você tem, mas o que você faz com elas."

Comente  
Instagram

O AUTOR

Ellis Weiner escreveu artigos engraçados para revistas, roteiros engraçados para a televisão e coescreveu vários livros engraçados com Barbara Davilman (por exemplo, Yiddish with Dick and Jane). Também escreveu sozinho vários livros (por exemplo, The Joy of Worry), mas este é seu primeiro livro para crianças. E também é engraçado. Ele mora na Califórnia.

Página do autor +