O Segredo da Bola de Gude

O Segredo da Bola de Gude

Coleção Coleção Marginália

Autor: SILVANA GANDOLFI

Preço: R$ 26,50

176 pp. | 14x21 cm

ISBN: 9788561384333

Assuntos: Juvenil, Rocco Jovens Leitores

Selo: Rocco Jovens Leitores

Dando continuidade à publicação da obra completa da consagrada escritora italiana Silvana Gandolfi, ganhadora do prêmio Andersen, dedicado à literatura infanto-juvenil em seu país – além dos prêmios Prix Cento e Prix Arpino –, chega às livrarias brasileiras, pelo selo Rocco Jovens Leitores, O segredo da bola de gude. A exemplo de Pasta mágica de dragão e Olho mágico, o novo livro tem projeto gráfico assinado pelo renomado Pojucan.

Na trama, o público juvenil é apresentado à Sara – ou, como costumam chamá-la, “Morte de Férias”. Um apelido maldoso que lhe fora dado, segundo a própria, porque “era uma varapau, tão magra quanto um cabo de vassoura, com uma eterna expressão de desânimo estampada no rosto”. Sua vida, certamente, não era nenhum mar de rosas! Longe disso! Tímida e completamente desengonçada, inapta para todo e qualquer esporte, Sara sempre caía no chão quando patinava (ou tentava patinar) e não conseguia dar nem um pulo sequer quando subia num cavalo. Uma triste sina para ela que nada podia fazer para evitar tombos e conseqüentes vexames que a matavam de vergonha.

É impossível então que ela se torne, de repente, uma atleta destemida e extrovertida, certo? Errado! Numa bela manhã de domingo, seus pais resolveram fazer um passeio no campo, pois, como moradores de uma cidade costeira, estavam fartos de mar. Assim, foram parar próximo a um arco de pedra em condições precárias, isolado no meio de lavouras. É justamente examinando as fendas deste arco que Sara encontra uma peculiar bola de gude – maior do que a maioria, lisíssima e redondinha, de uma intensa cor azul, com três lâminas mais escuras que, olhadas contra a luz, formavam uma imagem similar ao rosto de um velho barbudo. Tratava-se de uma bola de gude mágica!

Então, assim como a lâmpada de Aladim, a esfera azul encantada realiza todos os sonhos da garota, transformando-a exatamente do jeitinho que sempre sonhou ser. Sara, porém, precisará cuidar muito bem do segredo guardado nessa bola de gude, afinal, este jogo pode se tornar perigoso, e ela corre o risco de se tornar prisioneira dela sem nunca mais poder sair. Considerada uma das autoras mais delicadas e sofisticadas da literatura para adolescentes feita na Itália atualmente, Silvana Gandolfi prova mais uma vez seu talento para conduzir seus jovens leitores num universo de magia e aventura impossível de deixar de lado.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Silvana Gandolfi nasceu em Roma e vive no centro histórico da cidade. A rotina da escritora costuma ser tranqüila e isolada. Já escreveu romances para adultos, novelas para rádio e breves trabalhos de dramaturgia. Nos últimos tempos, vem se dedicando intensamente aos livros infantis, buscando inspiração em suas viagens para todos os cantos do mundo. Em 1996, ela ganhou o prêmio Andersen, dedicado à literatura infanto-juvenil italiana. Além deste, Silvana Gandolfi também recebeu outros prêmios importantes em seu país, entre eles o Prix Cento e o Prix Arpino. Dela, a Rocco publicou também Aldabra, a tartaruga que amava Shakespeare, Pasta mágica de dragão, Olho mágico, O segredo da bola de gude, A Ilha do Tempo Perdido e, mais recentemente, O reino da água.

Página do autor +