O Princípio do Progresso

O Princípio do Progresso

Coleção Foxcraft

Autor: TERESA AMABILE E STEVEN KRAMER

Preço: R$ 34,50

256 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-2861-2

Assuntos: Administração & Negócios/Economia, Liderança/Desenvolvimento Pessoal

Selo: Editora Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 24,50

E-ISBN: 978-85-81222-83-7

Qual seria o segredo do progresso no dia a dia nas empresas? Especialistas na análise do comportamento e do cotidiano nas grandes organizações empresariais, a autora norte-americana Teresa Amabile e o marido Steven Kramer tecem um painel rico e estimulante sobre o assunto no novo livro O princípio do progresso. Através de uma ampla e consistente pesquisa, realizada em diversas companhias durante mais de 30 anos, o livro tem como foco um estudo recente que examinou sete empresas, rastreando os eventos do dia a dia que impeliam e motivavam a chamada “vida interior” de seus funcionários.

Para os autores, o segredo para o sucesso de uma empresa está justamente em criar condições para a existência de uma vida interior maravilhosa no trabalho. Esta experiência acontece quando se começa a dar às pessoas algo de significativo para realizar. Não se trata somente de criar benefícios e estímulos. É preciso ir além e mostrar para os funcionários respeito pelas suas ideias e pela criatividade deles. O segredo de um desempenho assombroso é dar condições e poder a pessoas talentosas para que obtenham sucesso em realizar um trabalho significativo.

Segundo os autores, é frequente que a cultura organizacional das empresas coloque administradores e subordinados em oposição. Mas esta atitude é perigosa. Tal estado de espírito compromete a vida interior de ambas as categorias. O estado de vida interior no trabalho determina o estado da vida da empresa. As pessoas são mais criativas e produtivas quando estão profundamente engajadas no trabalho, quando se sentem felizes e quando admiram seus próprios projetos. Desta maneira, satisfeitas, elas se tornam mais dedicadas e colaboram mais com os colegas.

Um dado que deve ser notado é que a chamada vida interior de um indivíduo passa despercebida na estrutura de uma empresa, de sua cultura organizacional. Embora seja central para a experiência pessoal, é geralmente imperceptível para os demais. Um dos motivos é que a própria empresa incentiva as pessoas a tentarem escondê-la. Na verdade, a maioria das organizações tem regras não escritas que desestimulam a manifestação de opiniões e emoções fortes. Todos estes fatores contribuem para que ao final os gestores pouco saibam sobre seus subordinados e, de acordo com os autores, este pode ser o diferencial para o sucesso ou fracasso de um empreendimento.

O princípio do progresso é uma obra que vai estimular gestores e subordinados a se sintonizarem mais com seus propósitos dentro das organizações. O livro irá interessar não só administradores e líderes em potencial, mas também pessoas focadas em conhecer um pouco mais sobre as motivações humanas no ambiente de trabalho e os desafios criativos que implicam trabalhar em equipe. 

Comente  
Instagram

O AUTOR

Teresa Amabile é professora de Administração de Negócios da Edsel Bryant Ford e diretora de pesquisa da Harvard Business School. Autora de numerosos artigos e livros, há muitos anos estuda criatividade, motivação e desempenho do trabalho.

Página do autor +