
O Natal do Pequeno Nicolau
Coleção Histórias Inéditas do Pequeno Nicolau
Autor: RENÉ GOSCINNY & JEAN-JACQUES SEMPÉ
144 pp. | 14x20,5 cm
Tradução: Pedro Karp Vasquez
Assuntos: Infantil, Juvenil, Rocco Jovens Leitores
Selo: Rocco Jovens Leitores
O fascinante universo do clássico francês O Pequeno Nicolau chega ao sexto livro de oito volumes com histórias inéditas a serem lançadas no Brasil pela Rocco. Desta vez, o esperto e travesso personagem aproveita a chegada do Natal para colocar em prática suas confusões.
Ao receber o conselho dos pais de que deveria ser generoso nesta época, e que, ao invés de pedir presentes para ele, deveria pedir para os seus amigos e pessoas que ama, Nicolau cria uma lista de presentes inusitada para o Papai Noel: “O que meus pais gostariam de ganhar seria um carrinho no qual eu possa entrar e dirigir e que anda sozinho sem que seja preciso pedalar e que tem faróis que acendem de verdade. (…) Para mim mesmo, como já disse, não quero nada”.
Após um ato de “generosidade” com a família e todos os seus amigos, Nicolau coloca sapatinhos em frente ao aquecedor do seu quarto – já que a casa da família não tem lareira – para receber os presentes. Enquanto seus pais terminam os preparativos, pequenos incidentes transformam-se em grandes ocorrências na visão divertida e inocente do garoto.
As artimanhas de Nicolau continuam quando todos chegam à escola exibindo os presentes que ganharam no Natal, e o de Godofredo, que tem o pai muito rico, causa grande disputa entre a turma. Alceu, Rufino, Agnaldo, Eudes, Clotário, Joaquim e Maximiliano também entram em cena, claro, para viver muitas aventuras e confusões ao lado de Nicolau.
Tão popular quanto seu conterrâneo O pequeno príncipe, o personagem criado por Goscinny e Sempé ganhou uma série de homenagens na França em seu cinquentenário, em 2009, e foi parar inclusive nas telas de cinema no longa O Pequeno Nicolau, dirigido por Laurent Tirard. Desde 1959, a série O Pequeno Nicolau vendeu mais de nove milhões de exemplares na França e ganhou traduções em 37 línguas.
As histórias inéditas da dupla, editadas por Anne Goscinny, filha do escritor, em parceria com o ilustrador Sempé, ultrapassaram a marca de um milhão de exemplares vendidos na França desde que foram lançadas, em 2009. Da série, a Rocco publicou também A volta às aulas do Pequeno Nicolau, As brincadeiras do Pequeno Nicolau, Os vizinhos do Pequeno Nicolau, A viagem do Pequeno Nicolau e As surpresas do Pequeno Nicolau.
O AUTOR
René Goscinny nasceu em Paris, no dia 14 de agosto de 1926. Emigrou com a família para a Argentina, onde estudou no Colégio Francês de Buenos Aires. Regressando à França no início da década de 1950, Goscinny cria uma verdadeira galeria de heróis lendários. Em parceria com Jean Jacques-Sempé, concebe as aventuras do Pequeno Nicolau, inventando um linguajar de criança que assegurará o sucesso do célebre estudante. Depois, em colaboração com Alberto Uderzo, cria Asterix, traduzido em 107 línguas e dialetos e uma das obras literárias mais lidas do mundo, e outros sucessos como Lucky Luke, com Maurice de Bévère, Iznogoud, com Jean Tabary, Les Dingodossiers, com Marcel Gotlib etc. No comando da revista Pilote, revolucionou as histórias em quadrinhos. E realizou algumas obras-primas do desenho animado à frente dos Studios Idèfix, junto com Uderzo e Georges Dargaud. Goscinny faleceu em 5 de novembro de 1977. Sobre O Pequeno Nicolau, declarou: “Tenho um carinho muito especial por esse personagem”.