O meu nome é ninguém – O Regresso

O meu nome é ninguém – O Regresso

Coleção Coleção Marginália

Autor: VALERIO MASSIMO MANFREDI

Preço: R$ 59,90

304 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-3108-7

Assuntos: Ficção – Romance/Novela, Romance Histórico

Selo: Editora Rocco

Disponível em e-book

Preço: R$ 29,90

E-ISBN: 978-85-812-2734-4

Troia ainda arde em chamas quando Odisseu junta os companheiros de batalha e decide voltar para casa, na Ilha de Ítaca. Neste segundo volume de O meu nome é ninguém, o escritor italiano Valerio Massimo Manfredi narra em detalhes o tortuoso regresso do astuto herói do poema de Homero. Antes de receber o afeto de Penélope e do filho Telêmaco, Odisseu terá de superar perigos, provações e, o mais complicado, lutar contra suas próprias fraquezas, que vão aparecendo ininterruptamente pelo caminho.  

Apesar de já sonhar com o abraço da família, ao avistar a pequena ilha de Ísmaro, Odisseu volta a pensar como um guerreiro e predador, decidindo atacá-la. Que mal poderá fazer levar mais alguns despojos para casa? Não há resistência e logo os homens estão comemorando sem medidas a vitória com vinho e as mulheres raptadas. Odisseu tenta em vão conter seus companheiros. Tarde demais. Resignado, volta sozinho ao navio e sente que um castigo por tamanha imprudência não tardará a chegar.

Depois deste primeiro desgosto, Odisseu só pensa em chegar logo a Ítaca, mas novos obstáculos surgem um atrás do outro, como se ele precisasse se redimir de algo terrível que fizera no passado recente. Apesar de não saber ao certo o que pode ter feito de errado, sua intuição não o deixa descansar. Até mesmo Atena, sua deusa, o abandona, e Odisseu fica sem ter a quem recorrer nos momentos em que as decisões parecem difíceis demais de serem tomadas. 

Comedores de flor de lótus, o ciclope Polifemo, o rei do mar Posídon, lestrigões, sereias e os rebanhos de Helio na Trinácia são apenas alguns dos contratempos pelo caminho de Odisseu, mas quando ele finalmente acredita que venceu a todas as provações, precisará se preparar para aquela que irá definir seu futuro para sempre: reconquistar o seu lugar ao lado de Penélope. Em linguagem moderna, mas sem deixar escapar detalhes da história clássica, Manfredi conduz o leitor de forma prazerosa pelo tortuoso caminho do herói de Ítaca. 

Comente  
Instagram

O AUTOR

O italiano Valerio Massimo Manfredi é historiador, arqueólogo, professor na Universidade de Milão, escritor e jornalista, tendo dirigido expedições científicas, escavações e explorações na Itália e em outros países da Europa e Oriente Médio. A Rocco publicou a trilogia Aléxandros e Akropolis, O escudo de TalosO tirano, O império dos dragões, O faraó das areias, A grande história de Alexandre e O exército perdido. Meu nome é ninguém, o regresso é a sequência de Meu nome é ninguém, o juramento. 

Página do autor +