O Interior

O Interior

Coleção Dublin Murder Squad

Autor: LISA SEE

Preço: R$ 51,00

420 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-1698-X

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Após o sucesso do romance A rede da flor, também editado pela Rocco, a escritora Lisa See lança O interior e traz de volta Liu Hulan, agente do Ministério de Segurança Pública da China, e seu namorado americano, o advogado David Stark. Morando em lados opostos do globo, cada um segue com sua carreira profissional enquanto procura traçar planos para uma futura vida a dois. Uma série de crimes, porém, surge como uma conexão entre os Estados Unidos e a China, fazendo com que Hulan e Stark sejam forçados a antecipar o seu reencontro.

Tudo tem início quando uma jovem aparece morta em um humilde povoado chinês chamado Da Shui. As autoridades locais concluem que foi suicídio e encerram o caso. Mas Ling Suchee, a mãe da menina, não se dá por satisfeita e pede auxílio à velha amiga Liu Hulan. Tendo dívidas para com Suchee, Hulan rapidamente deixa a metrópole e parte em direção ao interior. As investigações acabam conduzindo a uma fábrica de brinquedos americana, a Knight International, onde a filha de Suchee era operária. Hulan descobre então que centenas de mulheres estão sendo exploradas, trabalhando em condições desumanas.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, David Stark é contratado por uma empresa que está investindo milhões de dólares na compra da Knight International. Com isso, viaja à China a fim de supervisionar a transação. Surpresa com a coincidência, Hulan conta o que viu na fábrica e insiste para que ele não permita que a negociação seja concluída. Stark, no entanto, pensa que tudo não passa de um exagero. Mas, quando testemunha o suicídio de outra trabalhadora da fábrica, começa a desconfiar de que há realmente algo de errado por lá.

Juntos, Hulan e Stark dão prosseguimento à busca iniciada em Da Shui e percebem-se envoltos em uma complexa trama internacional regada a sexo e corrupção. O que seria uma simples confirmação de suicídio dá lugar a um labirinto político onde não é possível confiar em ninguém. Em uma verdadeira corrida contra o tempo, o casal será obrigado a conviver com a exposição de sua vida pessoal e a se confrontar com o passado.

A autora Lisa See, uma americana com antepassados chineses, descreve com maestria a situação da atual República Popular da China e as conseqüências da abertura econômica que se deu após o fim da Revolução Cultural promovida por Mao Tsé Tung. Além de ser um thriller intrigante e repleto de personagens carismáticos, O interior funciona como um retrato das contradições existentes na nação mais populosa do mundo. A moderna e caríssima metrópole de Beijing contrapõe-se com os ares quase medievais da aldeia Da Shui, onde colchões macios são itens de luxo praticamente desconhecidos e as ruas são estreitas demais para a passagem de automóveis.

Como diz um dos personagens do romance, "desde o momento em que acordamos pela manhã até a hora de dormir, entramos em contato com a China. Nossos despertadores, nossas camisetas, as roupas finas. Os pneus dos nossos carros. Os eletrônicos que usamos diariamente. Tome qualquer festividade – Páscoa, Halloween. Todos os enfeites são fabricados na China". Com O interior, Lisa See narra uma excelente história policial e exibe ao mundo ocidental alguns dos detalhes dessa familiar e, ao mesmo tempo, misteriosa China.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Lisa See foi correspondente na Costa Oeste americana da Publisher’s Weekly. Em 1996, lançou seu primeiro livro, On golden mountain, as elogiadas memórias da saga de sua família sino-americana, best-seller nos EUA. Ruiva, com apenas um oitavo de sangue chinês, Lisa tem na cultura dos antepassados orientais suas referências como escritora. Ela estreou na ficção em 1997, com A rede da flor, indicado para o Edgar Award como melhor romance de estréia daquele ano.

Página do autor +