
O Homem, a Mulher e o Tempo
Autor: JOÃO CURVO
Preço: R$ 27,50
192 pp. | 13,5x20,5 cm
ISBN: 978-85-325-2805-6
Assuntos: Saúde/ Alimentação
Selo: Editora Rocco
Compre aqui
Disponível em e-book
Preço: R$ 19,00
E-ISBN: 978-85-81222-15-8
Qual o efeito do tempo no corpo humano? Mulheres envelhecem da mesma forma que os homens? É possível prever as consequências de nossas escolhas? Sabe-se que combinar alimentação equilibrada com atividades físicas e boas horas de sono é uma das maneiras mais bem-sucedidas para manter-se saudável, em forma e com mais energia e disposição. O que mais é preciso fazer para minimizar os efeitos inevitáveis do envelhecimento? Em O homem, a mulher e o tempo – Revitalizando a chama da vida, o médico João Curvo descreve como somos afetados pelo tempo, como o estresse deixa marcas e quais possibilidades existem para manter a saúde física e a energia pelo maior tempo possível.
O livro é dividido em dois grandes capítulos. No primeiro, “Ouvindo o corpo”, o autor escreve sobre expectativa de vida, os ciclos pelos quais passam um homem e uma mulher, como o estresse interfere na saúde, como os alimentos provocam reações variadas em cada organismo e como os desgastes afetam a saúde ao longo da vida. No capítulo seguinte, “Ajustando o relógio do corpo”, João Curvo escreve sobre a dieta ideal para cada idade, sobre quais alimentos são fontes de vida e quais suplementos nutricionais podem trazer bons resultados para homens e mulheres. Para completar, a última parte é composta por receitas. Não é preciso esperar para colocar logo em prática o que se acabou de ler.
O médico costuma dizer que o corpo é o maior patrimônio material de um ser humano e espelha o cuidado e a sorte de cada um. Baseado na experiência de mais de 30 anos de atendimento, João Curvo afirma que pequenas mudanças comportamentais nas escolhas alimentares e o compromisso interno de praticar regularmente alguma atividade física podem minimizar o efeito do envelhecimento dos tecidos, além de preservar a liberdade por mais tempo. “Cuidados com a alimentação são essenciais para quem busca uma vida mais longa, assim como o consumo de alimentos antioxidantes, que agem contrapondo-se às ações degenerativas causadas pelos radicais livres nas células.”
Apesar de parecer um assunto mais do que conhecido, há ainda quem transgrida regras do bom senso em relação à saúde, fumando, comendo e bebendo de forma errada e abusiva. As reações podem variar de um organismo para outro, mas a regra, como destaca o médico, é sermos o que comemos. As consequências podem demorar, mas em algum momento o indivíduo terá de lidar com os efeitos das decisões tomadas anos antes. Por isso, o momento certo para começar a se cuidar, independente da idade, é agora. O corpo retribui com mais energia. “Os cuidados com o corpo são como cintos de segurança, não dão garantia, mas protegem”, ressalta o autor.
Ao longo dos capítulos, João Curvo mescla informações científicas com recomendações sobre como tornar a vida mais saudável. Dicas ganham destaque entre os textos. O médico procura escrever sobre o máximo de alimentos e atividades que resultarão em uma vida mais plena. Afinal, como ele destaca, a velhice não tem idade certa para chegar, depende em parte da genética, que não podemos mudar, mas principalmente dos hábitos de cada um. E hábitos, não há desculpa, cada um é responsável pelos seus.

O AUTOR
João Luiz Curvo de Almeida nasceu em 1955, em Corumbá (MS). Formou-se em medicina em 1980, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursou pós-graduação em nutrologia no Instituto de Pós-graduação Médica Dr. Carlos Chagas, na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Estudou medicina chinesa no Instituto de Acupuntura do Rio de Janeiro e fez estágio na China, pelo Shangai Training Centre of Traditional Chinese Medicine. Mantém um spa com o seu nome em Mangaratiba, no litoral fluminense, e é autor de diversos livros sobre saúde, alimentação e bem-estar.