O Gafanhoto

O Gafanhoto

Coleção Dublin Murder Squad

Autor: RUTH RENDELL (COMO BARBARA VINE)

Preço: R$ 58,50

460 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-1686-6

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Depois de O tapete do rei Salomão, a Rocco oferece aos leitores brasileiros a chance de saborear mais uma aventura literária de Barbara Vine, pseudônimo criado pela prestigiada escritora Ruth Rendell, a grande dama do suspense britânico nas últimas quatro décadas.

Em gafanhoto, encontramos a jovem Clodagh Brown, 19 anos, se recuperando da morte de seu melhor amigo. E o pior: seus pais a culpam pelo acidente – dois anos antes, em uma escalada em uma das grandes torres elétricas que garantem o abastecimento de Londres.

Clodagh não vê outra alternativa, então. É preciso sair de casa e tentar vida nova, esquecer o passado. A mudança, no entanto, leva-a a encontrar um grupo de exóticos jovens que vivem no topo de um edifício e que encaram Londres, literalmente, como uma selva de pedra. Rendell fala aqui sobre erros que cometemos na vida e as conseqüências que estas decisões equivocadas podem acarretar na vida do homem comum.

Este é o décimo romance em que Rendell usa a assinatura de Barbara Vine, e, mais uma vez, assim como em O tapete do rei Salomão, a escritora se volta para uma Londres Underground, aqui situada no fim dos anos 80. Mais uma vez, a assinatura de Barbara Vine garante aos fãs de Rendell uma galeria de personagens angustiados.

E Rendell vai nos apresentando a estes jovens de fim de milênio, juntamente com cada um de seus traumas. Não por acaso, Clodagh vai viver inicialmente em um pequeno apartamento no subsolo de um edifício. Nada mais claustrofóbico e oposto à liberdade da escalada urbana. Michael Silverman, ou simplesmente Silver, por exemplo, foi abduzido quando criança, enquanto o estranho Jimmy foi estuprado inúmeras vezes.

Em um primeiro momento, esta turma de freaks parece atuar como uma gangue, pulando de telhado em telhado, olhando a urbe sempre do topo. Mas logo se percebe que a ânsia por uma outra vida inclui a preocupação em ajudar os marginalizados, como um casal que passa apuros sérios com o Serviço Social. Mas é aí que os problemas vão começar.

É que há, é claro, uma conexão direta entre o acidente que marca a protagonista de O gafanhoto para sempre e suas novas escaladas pela cidade. O leitor tem a sensação, durante todo o livro, que uma nova tragédia voltará a acontecer a qualquer momento. Quando se está por cima da cidade, afinal, o ângulo de visão muda. E para melhor. Mas muitas vezes invadir a intimidade das pessoas pode ser extremamente perigoso. E as surpresas que Barbara Vine reserva para o grupo de amigos de Clodagh vão deixar o leitor com o fôlego preso. Sua prosa é direta, repleta de imagens, que levam a uma identificação direta do leitor com os personagens.

Ruth Rendell se tornou uma colecionadora dos principais prêmios dedicados à literatura policial e de suspense na Inglaterra. Considerada a principal renovadora do romance policial nos anos 60, ela recebeu três prêmios Edgars da Associação de Escritores de Suspense dos Estados Unidos e quatro prêmios da Associação Britânica. Em 1997, ela se tornou oficialmente par na Câmara dos Lordes inglesa. A escritora se destaca pela capacidade de desenvolver de modo complexo seus personagens femininos, como a inconstante Clodagh Brown, aqui neste impressionante O gafanhoto.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Barbara Vine é pseudônimo de Ruth Rendell, nascida em 1932 e considerada uma das maiores escritoras contemporâneas de suspense, com livros que se tornaram bestsellers no mundo inteiro e foram traduzidos para 25 idiomas. Como Barbara Vine, escreveu romances de cunho psicológico, adaptados para a TV pela BBC.

Página do autor +