O Dom da História

O Dom da História

Coleção Dorothy tem que morrer

Autor: CLARISSA PINKOLA ESTÉS

Preço: R$ 42,90

40 pp. | 13,5x19 cm

ISBN: 85-325-0820-0

Assuntos: Ficção – Conto

Selo: Editora Rocco

Clarissa Pinkola Estés tem encantado leitores do mundo inteiro com histórias simples e de grande sensibilidade, um talento moldado pela influência de duas tradições culturais distintas (hispano-americana por nascimento e húngara por adoção), mas com um elemento forte em comum: o cultivo de histórias orais, consideradas uma prática espiritual básica. Segundo a autora, nessas culturas as histórias, fábulas e mitos são aprendidos, elaborados, numerados e conservados da mesma forma que se mantém uma farmacopéia: "Desde criança eu fui ensinada a reconhecer as histórias como uma prática medicinal".

A partir dessa herança, a autora se tornou uma cantadora (guardiã de velhas histórias) que mantém viva a tradição oral. Depois de tantos sucessos como Mulheres que correm com os lobos e O jardineiro que tinha fé, a autora apresenta O dom da história: uma fábula sobre o que é suficiente.

Nesse livro, ela recorre à farmacopéia familiar de cativantes histórias para nos responder a angustiante questão sobre o que constitui "o suficiente". Como as bonecas russas que se encaixam umas dentro das outras, a autora nos apresenta uma seqüência de histórias que resultam em insights profundos.

Mais do que nos contar algo, Clarissa Pinkola Estés nos estimula a perceber as histórias como uma doação generosa, que tem generatividade e genealogia, e a oferecer o dom de nossas próprias histórias às pessoas que amamos: "As histórias que as pessoas contam entre si criam um tecido forte que pode aquecer as noites espirituais e emocionais mais frias. Portanto, as histórias que vêm à tona no grupo vão se tornando, ao longo do tempo, tanto extremamente pessoais quanto eternas, pois assumem vida própria quando são repetidas muitas vezes".

Comente  
Instagram

O AUTOR

Clarissa Pinkola Estés, Ph.D., é uma acadêmica de renome internacional, poetisa premiada, psicanalista junguiana diplomada e cantadora (guardiã das velhas histórias na tradição latina). É autora do clássico Mulheres que correm com os lobos (além de diversos outros livros), que ganha sucessivas reimpressões pela Rocco desde o seu lançamento. 

Página do autor +