
O dia em que Caco Botão ficou sem energia
Autor: SUZANNE COLLINS
32 pp. | 25,5 x 21,5 cm
Tradução: Bel Sesana
Assuntos: Humor, Ilustrado, Infantil, Rocco Pequenos Leitores
Selo: Rocquinho
E-book
Preço: R$ 25,90
E-ISBN: 978-85-7087-008-7
A Rocco Jovens Leitores traz para o Brasil livro infantil em que autora da trilogia best-seller mundial Jogos Vorazes explora a forte presença dos videogames na infância. No livro Caco Botão, publicado originalmente em 2005, Suzanne Collins já dava sinais do pioneirismo que a fez inaugurar a onda literária da distopia juvenil. Seu protagonista nesta obra infantil ama videogames acima de tudo e fica sem saber o que fazer quando falta luz na sua casa justamente no momento em que ele está jogando.
Tudo ia bem com Caco até ele ser obrigado a parar de jogar porque sua casa ficou sem energia. Uma chuva forte levou a luz e desligou todos os aparelhos eletrônicos, e o menino se viu perdido, sem alternativa sobre o que fazer para passar o tempo. Na busca pela energia perdida, o menino encontra um antigo dispositivo de games à pilha. Parecia que tudo ia se resolver até ele perceber que as pilhas estavam velhas. Então, Caco vai atrás da sua irmã mais nova e das pilhas das bonecas falantes da menina. Depois de criar um conflito com Isabel, bate aquele arrependimento e o garoto decide fazer as pazes com a pequena. E é assim que Caco redescobre jogos e brincadeiras tão divertidos e criativos quanto seus videogames.
A influência dos games no cotidiano de uma criança é um tema que continua atual e relevante, pois, em um mundo cada vez mais conectado e dependente de tecnologia e fontes de energia, torna-se necessário debater o excesso de aparelhos eletrônicos no comportamento de crianças e adolescentes. Os versos de Collins são leves e divertidos — característica cuidadosamente preservada pela tradução nesta edição brasileira — e as ilustrações de Mike Lester completam o livro com cor e humor.
Além disso, a história Caco Botão é um ótimo ponto de partida para falar da relação entre irmãos, que pode ser bem difícil. Quando se arrepende da briga com Isabel e de tê-la feito chorar, o protagonista fica pensando em maneiras de fazer as pazes com ela. Mais um motivo para Caco literalmente se desligar do problema da falta de luz e do videogame e compartilhar suas horas livres com a irmã querida e sua família.