O Cérebro Emocional

O Cérebro Emocional

Coleção O legado de Orïsha #1

Autor: GILBERTO URURAHY E ERIC ALBERT

Preço: R$ 41,50

208 pp. | 16x23 cm

ISBN: 85-325-1831-1

Assuntos: Saúde/ Alimentação

Selo: Editora Rocco

Desde o pós-guerra o mundo vem se modificando a uma velocidade cada vez maior. São novas tecnologias, novos meios de comunicação, novas tendências que criam novos hábitos. Sobretudo para os executivos, homens e mulheres, solicitados até o limite a corresponderem às expectativas das empresas, estando sempre ligados nos objetivos, nas metas e no sucesso a serem alcançados. A concorrência que têm a enfrentar, nessa área, é quase selvagem. A Internet, o telefone celular, as multinacionais, enfim, a globalização e as suas conseqüências no mundo empresarial fazem do executivo, homem ou mulher, um estressado, um sedentário, um candidato a várias doenças, sobretudo as coronarianas, a diabetes e a obesidade.

Em O cérebro emocional, os médicos Gilberto Ururahy e Éric Albert propõem que é possível transformar esse estresse ruim em um estresse bom, aquele que instiga, motiva e faz realizar. Para que o executivo possa conviver com toda essa solicitação, ele deve se prevenir para que saiba administrar a sua vida com saúde e qualidade. Para tanto ele deve fazer periódicos check-ups prévios, que avaliarão seu organismo, levando em conta as emoções e como elas o atingem. Este procedimento não só beneficia o executivo como também as empresas, que terão funcionários bem dispostos, que não se afastam do trabalho por doença, que convivem em um ambiente saudavelmente produtivo. Além disso, a família também é beneficiada, pois as relações entre marido e mulher e destes com os filhos ganham em qualidade quando as tensões são controladas.

Com importantes informações médicas baseadas em um estudo dos dados coletados em muitos anos de prática, os autores de O cérebro emocional explicam como são importantes os cuidados preventivos com a saúde – alimentação balanceada, exercícios físicos e lazer saudável são o contraponto de uma vida voltada apenas para o trabalho, para resultados, para sucessos financeiros.

Dirigido ao público em geral e aos executivos em especial, em linguagem acessível, com ilustrações, gráficos e exemplos explicativos, esse livro vem preencher uma lacuna na bibliografia sobre as doenças do mundo contemporâneo, ligadas ao estresse, ou seja, ao emocional.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Gilberto Ururahy é médico há 35 anos com longa atuação em Medicina Preventiva e saúde corporativa. Em 1990, com o médico Galileu Assis, desenvolveu a Med Rio Check-up (com duas unidades no Rio de Janeiro). Líder brasileira em check-up médico para executivos, a clínica já realizou ao longo de 25 anos mais de 100 mil check-ups médicos em profissionais das maiores empresas nacionais e multinacionais implantadas no Brasil. É autor de dois livros – em parceria com o médico Éric Albert: Como se tornar um bom estressado (Editora Salamandra, 1997) e O cérebro emocional – As emoções e o estresse do cotidiano (Editora Rocco, 2005). É, desde 2003, responsável pelo Comitê de Saúde da Câmara Francesa no Rio de Janeiro e, desde 2009, da Câmara Americana no Rio de Janeiro. É também membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro e Benemérito da Academia Nacional de Medicina.
 
Éric Albert é psiquiatra, sócio-fundador e dirigente, em Paris, do Instituto Francês de Ações sobre o Estresse (IFAS), há 25 anos.  Conselheiro em gestão especializada sobre bem-estar no trabalho, comportamentos e sobre a evolução das culturas empresariais, atua, em parceria com seu time de profissionais, junto a equipes de dirigentes de grandes grupos empresariais internacionais para ajudá-los a aperfeiçoar sua eficácia individual e coletiva, preservando o bem-estar. É editorialista do jornal Echos desde 2011, tendo publicado mais de dez livros para o grande público, entre os quais: Partager le pouvoir, c’est possible (Dividir o poder é possível), Editora Albin Michel – 2014; Stress.fr, Editora d’Organisation – 2010 (menção especial prêmio de qualidade), N’obéissez plus! (Não obedeça mais), Editora d’Organisation – 2002 (prêmio de RH 2002, menção especial), Le manager est um psy (O gerente é um psi), Editora Odile Jacob e Tout est dans la tête (Tudo está na cabeça), Editora Odile Jacob.

Página do autor +