O Caminho de Volta

O Caminho de Volta

Coleção Foxcraft

Autor: ROSE TREMAIN

Preço: R$ 63,50

424 pp. | 14x21 cm

ISBN: 9788532525567

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Lev é um homem humilde e trabalhador que, na meia-idade, tenta recomeçar a vida depois que sua antiga cidade praticamente desaparece do mapa. Sua trajetória em busca de riqueza será longa: ele deixa Auror, uma pequena cidade num país do leste europeu, e segue para Londres, carregando com ele apenas algumas mudas de roupa e muitas lembranças: da mãe, da filha, do melhor amigo e, principalmente, da mulher falecida. Numa grande e estranha cidade, Lev tenta estabelecer-se em meio à convivência com outros tão diferentes dele e entre si: algumas vezes numa relação pacífica, outras nem tanto. É desse choque social e de culturas que trata O caminho de volta, da premiada escritora inglesa Rose Tremain, título que deu à autora o Orange Prize 2008.

Ao chegar em Londres como um imigrante legalizado, beneficiado pelas leis da União Europeia, Lev está perdido e cansado, como tantos outros imigrantes que abarrotam a cidade. Pior: por praticamente não dominar o inglês, Lev encontra-se de fato isolado em meio a milhões de pessoas – um paradoxo que o persegue por boa parte de sua trajetória na capital inglesa. Sem ter onde ficar, este homem rústico se apega a lembranças do passado – como a forte amizade com Rudi – e a seu objetivo – ganhar o suficiente para voltar a sua terra e sustentar a mãe e a filha de cinco anos – para sobreviver na nova realidade, na qual enfrenta a ignorância e o medo de quem o encontra pelo caminho.

Estabelecer-se não é fácil, mas esta nova vida não reserva apenas dificuldades para Lev: ele encontra solidariedade de estranhos, como o simpático e cheio de fé comerciante árabe que dá a ele sua primeira ocupação, a de entregador de folhetos de seu restaurante. Também faz novos amigos – como o irlandês Christy, senhorio do quarto onde mora. E, ocasionalmente, encontra novos amores – como a da conterrânea Lydia, que trabalha em Londres como tradutora – e a de Sheila, sua futura colega de trabalho em um restaurante cinco estrelas, onde Lev começa a trabalhar como lavador de pratos e utensílios e, com o tempo, encontra sua verdadeira vocação: a paixão pela cozinha e pela comida. E é com suas habilidades culinárias que este imigrante encontra também o caminho do sucesso, e de volta a sua terra natal.

O caminho de volta é uma história sobre luta, amor e solidariedade. Rose Tremain se preocupa em mostrar, por meio das impressões e do olhar de Lev, que todas as pessoas, independentemente de sua cultura e posição social, vivem seus dramas cotidianos. Mas que, apesar de todas as dificuldades e tristezas, existe a possibilidade de ser feliz.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Professora de criação literária na Universidade de East Anglia, Rose Tremain foi eleita, em 1983, a melhor jovem romancista britânica do ano. Também fazem parte de seu currículo os prêmios Whitbread Award, Giles Cooper, Dylan Thomas e do Angel Literary Award. Além de escrever várias peças para rádio e televisão, ela é autora de Restauração, Terra sagrada e Encanto de mulher, lançados no Brasil pela Editora Rocco. Atualmente, Rose mora na Inglaterra, onde se divide entre Norfolk e Londres.

Página do autor +