O Caminho da Longevidade

O Caminho da Longevidade

Coleção Coleção Os Romanov

Autor: JAIRO MANCILHA E LUIZ ALBERTO PY

Preço: R$ 26,50

156 pp. | 14x21 cm

ISBN: 85-325-1248-8

Assuntos: Saúde/ Alimentação

Selo: Editora Rocco

Mens sana in corpore sano. Ao que tudo indica, é essa a verdadeira fonte da juventude. Para ensinar como chegar lá, um médico e um psicanalista – Jairo Mancilha e Luiz Alberto Py – uniram suas experiências de vida e de consultório e as transformaram em um guia sobre saúde e bem viver: O caminho da longevidade.

A idéia da parceria surgiu de um desejo de ambos de contribuir para uma mudança no enfoque da medicina brasileira, colocando a saúde e não a doença como prioridade. Afinal, prevenir é bem mais fácil – e mais barato – do que remediar. E também de uma curiosidade sobre os mistérios da longevidade. Que aspectos físicos, mentais e emocionais teriam em comum os centenários?

O fato é que graças aos avanços da medicina e da prevenção, a partir do século XX um número cada vez maior de pessoas tem chegado saudável à marca dos cem anos. Mancilha e Py acreditam que crenças e atitudes positivas também desempenham um papel importantíssimo na longevidade. Saber viver, de forma prazerosa e otimista, é tão importante para acrescentar anos benéficos a uma vida, como a alimentação, o sexo, os exercícios físicos, o repouso e o controle do peso.

O primeiro passo para escrever o livro foi colher informações que comprovassem a tese dos autores, através de um questionário. Vinte pessoas com mais de 90 anos, de ambos os sexos, saudáveis e independentes, responderam às perguntas sobre estilo de vida, saúde física e mental, além de falarem sobre suas experiências e emoções.

O caminho da longevidade compara essas entrevistas com o farto material sobre o assunto pesquisado e analisado por Py e Mancilha. O resultado é um guia sobre como melhorar a qualidade de vida, criando novos hábitos e reformulando os antigos, de modo a viver muitos anos, mas, principalmente, a vivê-los muito bem.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Jairo Mancilha é cardiologista, pós-doutorado em cardiologia preventiva pela Northwestern University, EUA. Pesquisador do CNPq, durante dez anos realizou pesquisas com índios Ianomâmi. Master trainer em programação neurolingüística.

Luiz Alberto Py é psiquiatra, psicanalista graduado pelo Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. MFCC (Marriage, Family and Child Councellor) credenciado pelo Board of Behavioral Science Examiners do estado da Califórnia, EUA.

Página do autor +