Capa de O Bem-Estar dos Animais

O Bem-Estar dos Animais

Autor: TEMPLE GRANDIN E CATHERINE JOHNSON

336 pp. | 14x21 cm

Tradução: Angela Lobo de Andrade

Assuntos: Animais / Pets, Ciências/Neurociências

Selo: Editora Rocco

Impresso

ISBN: 9788532525192

Preço: R$ 47,00

Muita gente se pergunta se os bichos são capazes de sentir emoções. Em O bem-estar dos animais, Temple Grandin e Catherine Johnson mostram que sim. Ao analisar o comportamento de cães, gatos, vacas, porcos, cavalos e galinhas, entre outros animais, as autoras dão dicas preciosas para melhorar a relação das pessoas com os chamados seres irracionais e fazer com que esse contato seja o mais proveitoso possível.

Segundo Temple Grandin e Catherine Johnson, tanto os animais como os humanos têm os mesmos centros de emoções básicas no cérebro. Ao todo, foram identificadas sete emoções consideradas fundamentais: busca, raiva, medo, pânico, luxúria, cuidados e brincar. Cada uma delas gera um tipo de comportamento na hora em que os sistemas cerebrais correspondentes são estimulados. Quando o sistema do medo é acionado, por exemplo, o bicho fica paralisado ou foge.

Embora a maioria das pessoas saiba o que fazer para assegurar o bem-estar físico dos animais, muitas ignoram que também é preciso garantir a eles o bem-estar mental. A felicidade de um bicho está diretamente ligada à liberdade dada a ele para agir naturalmente. Caso o comportamento natural seja incompatível com a atual rotina do animal, cabe ao ser humano responsável por ele criar um ambiente estimulante, que permita satisfazer a emoção básica que motiva uma determinada atitude. No caso dos cães, isso é feito garantindo que eles tenham sempre companhia, oferecendo brinquedos e proporcionando exercícios.

Considerada polêmica por acreditar que o uso de animais para fins comerciais é ético, desde que eles sejam tratados com respeito e compaixão, Grandin critica ferozmente quem proporciona uma vida estressante aos bichos. E isso vale tanto para os destinados a um propósito industrial, como o abate para servir de alimento ao homem, quanto para os restritos ao ambiente doméstico, muitas vezes tratados como parte da família.

Ao longo das páginas, os leitores encontram uma série de exemplos que transferem a teoria para a prática. O bem-estar dos animais é um livro imprescindível para donos de animais de estimação, criadores, fazendeiros e tratadores de zoológico, uma vez que oferece soluções concretas para garantir qualidade de vida aos bichos em geral.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Temple Grandin é Ph.D. em ciência animal pela Universidade de Illinois, se tornou professora da Colorado State University e é conhecida como uma das mais eficientes defensoras da causa animal no mundo. Ela sofre de autismo.

Página do autor +