O Aprendizado da Srta. Beatrice Hempel

O Aprendizado da Srta. Beatrice Hempel

Coleção Trilogia O Último Policial

Autor: SARAH SHUN-LIEN BYNUM

Preço: R$ 32,00

192 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2701-1

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Se existe algo que a srta. Beatrice Hempel acredita é que ela é uma terrível professora. Para tentar reverter esse quadro, a jovem faz de tudo um pouco. Libera os alunos cinco minutos mais cedo às sextas-feiras, começa o ano sempre lendo um livro que fala sobre o quanto os pais podem ser malvados com os filhos e faz de conta que não ouve quando os alunos falam mal dos outros professores. Ela não poderia estar mais equivocada, como se percebe ao longo da leitura de O aprendizado da srta. Beatrice Hempel – Diário de uma jovem professora, finalista do PEN/Faulkner Award em 2009. Os alunos adoram a professora criada por Sarah Shun-Lien Bynum, uma das 20 melhores ficcionistas norte-americanas da atualidade, segundo a prestigiada revista New Yorker.

Afinal, que outro professor seria capaz de oferecer à sétima série aquele livro de Tobias Wolff, repleto de palavrões? Nem mesmo os pré-adolescentes sentiram-se confortáveis no início. Porém, como os próprios pais e mães observaram na reunião de pais, havia muito tempo que os alunos não liam um livro de forma tão voraz – se é que alguma vez isso havia ocorrido. A própria Beatrice Hempel tinha uma atração especial por palavrões. Em casa, o pai a proibia terminantemente de dizê-los. Como descreve a autora, ela até desejou um dia se tornar uma pessoa de boca imunda, mas não teve muito sucesso.

Ao longo das páginas, a jovem professora vai relatando situações aparentemente corriqueiras da escola, enquanto recupera aqui e ali lembranças de sua própria infância. Reflete que na escola as crianças são livres para ser o que bem quiserem e sonhar com o futuro que acharem mais interessante. Beatrice Hempel lembra-se de quando ela mesma frequentava o colégio: “O maravilhoso na escola é isso, quando você vai bem no teste de matemática, pode um dia vir a trabalhar na Nasa, se o diretor do coral pede para que você cante um solo, já se imagina a Mariah Carey…”

Enquanto acompanha pequenas conquistas dos alunos dia a dia e algumas dela mesma, a protagonista revela ao leitor alguns dos acontecimentos de seu passado, não apenas as interações com o pai, mas seus relacionamentos amorosos e mesmo relacionamentos com seus alunos, a quem normalmente trata com a reserva e distância que os papéis de ambos sugerem. A partir dessas pequenas histórias, a autora vai apresentando o caminho de transição percorrido por Beatrice Hempel desde as inseguranças do início da carreira até atingir a maturidade.

Sarah Shun-Lien Bynum divide os relatos em oito capítulos, escritos de forma elegante e disciplinada, talvez como a própria Beatrice Hempel faria, caso ela se sentisse confortável escrevendo pareceres – especialmente aqueles sobre o comportamento e a evolução de seus alunos. A autora constrói assim um romance delicado, mas que reflete a complexidade e as nuances dos sentimentos e das relações humanas.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Sarah Shun-Lien Bynum, nascida em 1972, graduou-se na Universidade de Brown e frequentou workshop para escritores na Universidade de Iowa. A escritora norte-americana publicou seu primeiro livro, Madeleine está dormindo, em 2004, e foi uma das finalistas do Prêmio Nacional do Livro. Por Madeleine, Sarah recebeu o Prêmio Janet Heidinger Kafka. Histórias presentes em O aprendizado da srta. Beatrice Hempel foram contadas inicialmente em revistas como The New Yorker, Triquarterly, The Georgia Review, Alaska Quarterly Review e Best American Short Stories. O livro foi finalista do prêmio PEN/Faulkner em 2009. Atualmente, a escritora mora em Los Angeles com o marido e a filha. Sarah Shun-Lien Bynum é professora de redação e literatura na Universidade da Califórnia, em San Diego. Em 2010, Sarah foi nomeada pela revista New Yorker como uma das top 20 escritoras de ficção abaixo dos 40 anos.

Página do autor +