Nos Passos… de Alexandre, o Grande

Nos Passos… de Alexandre, o Grande

Coleção DC Super Hero Girls

Autor: MARIE-THÉRÈSE DAVIDSON

Preço: R$ 40,00

130 pp. | 16x21,5 cm

ISBN: 85-325-1619-X

Assuntos:

Selo: Rocco Jovens Leitores

Trajetória fulgurante e intensa de um homem

que mudou o destino da humanidade

 

Depois do lendário reino de Arthur – título que recebeu o selo de altamente recomendável da Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil –, das viagens espetaculares de Marco Polo, dos sonhos com terras distantes de Cristóvão Colombo, do convite para seguir pelo mesmo caminho trilhado por Jesus e seus apóstolos, e dos seres mitológicos que enriquecem as aventuras de Ulisses, chegou o momento de descobrir a intensa trajetória de Alexandre, o Grande.

A vida do homem que fundou Alexandria, a cidade do Egito, viajou até a Índia, sempre em busca de novos territórios, se apaixonou pela bela Roxana, a prisioneira que acabou virando sua mulher, tornou-se rei em 336 a. C, e morreu em 323 a. C, aos 35 anos na Babilônia, faz parte da coleção Nos passos…, lançada também na França com grande sucesso.

Filho de Felipe da Macedônia, Alexandre III (356 a. C – 323 a. C) desde cedo se destacou como um rapaz inteligente. Quando tinha 13 anos, seu pai incumbiu Aristóteles, um dos homens mais sábios da época, de educá-lo. Alexandre aprendeu retórica, política, ciências físicas e naturais, medicina, geografia e literatura. Também se distinguiu nas artes marciais e em domar cavalos.

Depois de pacificar a Grécia e de unir os gregos, elaborou seu projeto mais ambicioso: a conquista do Império Persa, uma das maiores campanhas da antiguidade. Tendo dominado todo o território, indo da Ásia para o Egito, enfrentou e venceu a armada de Diário III, o rei dos persas. Ele prolongou também suas conquistas até a Índia, país mítico para os gregos, no qual fundou colônias militares e cidades. Quando voltou para a Pérsia, foi ferido mortalmente e acometido de febres desconhecidas, que os médicos não curaram. Alexandre morreu na Babilônia, no dia 13 de junho de 323 a. C.

Após sua morte, a influência da civilização grega e a orientalização do mundo grego alcançaram sua mais alta expressão no que se conhece sob o nome de helenismo, fenômeno cultural que se prolongou até os tempos de Roma.

O objetivo da coleção Nos passos… é abordar determinados períodos da história da humanidade, tendo como guia os passos de um herói ou um grande personagem. Com iconografia documental primorosa, os livros trazem ilustrações e fotos de lugares, monumentos, obras de arte, objetos pessoais e também contam com um glossário, que explica as palavras mais incomuns à medida que elas aparecem no texto.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Marie-Therèse Davidson é professora universitária e especialista em clássicos. Quando escreveu para Nos passos de… fez questão de preservar o maravilhoso, sabendo o quanto é importante deixar espaço para que os leitores também possam sonhar um pouco. Em todos os volumes que escreveu soube misturar com muita sensibilidade os aspectos poético e pedagógico das diversas histórias. Mergulhar na aventura do protagonista fica parecendo tão natural que dá até para parar e admirar as pequenas e preciosas ilustrações que são uma constante na coleção. Marie-Thérèse tentou também não mexer em algumas expressões e metáforas encontradas em textos originais, para preservar ainda mais a qualidade literária da obra.

Página do autor +

LEIA TAMBÉM