Noite é o Dia Todo

Noite é o Dia Todo

Coleção Biblioteca Hogwarts

Autor: PREETA SAMARASAN

Preço: R$ 54,00

400 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2563-5

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

A comovente história de uma poderosa e rica família da Malásia, descendente de imigrantes indianos, na Malásia da década de 1970, é o mote do romance de estreia de Preeta Samarasan. Malasiana radicada na França, a autora tece um preciso retrato dos sul-asiáticos em um país formado eminentemente por imigrantes – suas lutas em uma nação pós-colonial, fragmentada e multicultural.

A morte da matriarca Rajasekharan, a avó Paati, e a expulsão da empregada Chellam, após a suspeita de uma gravidez indesejada, assombram a família. A filha mais velha sofre uma série de decepções, abandona a casa e parte para estudar nos Estados Unidos. A pequena Aasha, de apenas 6 anos, tem poderes mediúnicos e consegue ver fantasmas diversos, inclusive o de Paati. Suresh, o irmão de 11 anos, parece não se importar com nada.

O livro volta ao passado e percorre a vida dos patriarcas da família Rajasekharan para explicar as desventuras dos personagens no futuro. O pai, Raju, viu seus sonhos de ingressar na vida política fracassarem; Vasanthi, sua esposa, tem feridas ainda não cicatrizadas sobre sua origem nas classes sociais mais baixas. O romance mostra como as diferenças de classe e raça ainda permeiam a sociedade no país.

Histórias de traições, decepções, alienação política e cultural, incesto e assassinato dão um tempero extra a este retrato da sociedade malaia. A escritora usa estes subterfúgios para resgatar parte das memórias do lugar onde cresceu e também como denúncia da situação feminina e social no país.

Com o texto bem construído, Noite é o dia todo detalha de forma intensa e inteligente segredos, mentiras, hábitos locais e relações familiares conturbadas. A prosa de Samarasan se assemelha, em seu melhor estilo, as de escritores contemporâneos como Salman Rushdie, Arundhati Roy e Zadie Smith.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Preeta Samarasan nasceu na Malásia e se mudou para os Estados Unidos para concluir o colegial. Na Universidade de Michigan, cursou o Master of Fine Arts (MFA), em escrita criativa, e obteve o prêmio Avery and Jule Hopwood, com uma versão preliminar de Noite é o dia todo. Hoje, vive na região central da França com o marido, a filha e um cachorro.

Página do autor +