Música e Silêncio

Música e Silêncio

Coleção Dorothy tem que morrer

Autor: ROSE TREMAIN

Preço: R$ 57,00

470 pp. | 16x22 cm

ISBN: 978-85-325-2081-4

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Autora do premiado romance Restauração, adaptado para o cinema em 1995, Rose Tremain volta a enfocar a nobreza européia em Música e silêncio. Nesse livro, que recebeu o Whitbread Award na categoria romance, a trama é centrada na corte do rei Cristiano IV, da Dinamarca. Misturando ficção a personagens e fatos reais, Rose prende a atenção dos leitores com uma obra recheada de intrigas, buscas, amores e traições. Várias histórias se entrelaçam, tendo a música como denominador comum.

A narrativa começa em 1629, com a chegada do músico inglês Peter Claire a Copenhague. Convidado para integrar a orquestra real, ele descobre que passará a maior parte de seus dias se apresentando não em ambientes amplos e iluminados, mas sim em uma adega fria e escura construída abaixo do salão onde Cristiano IV recebe visitas e faz refeições. Nomeado pelo rei como seu anjo, por ter um belo rosto, Peter se torna uma espécie de confidente do monarca, que manda chamá-lo sempre que está atormentado e lhe pede para tocar algumas canções. Na cabeça de Cristiano, a melodia funciona como calmante e o ajuda a lidar com seus problemas pessoais e buscar uma solução para a crise financeira da Dinamarca.

O que Peter Claire não imagina é que conhecerá no palácio seu grande amor: Emilia Tilsen, a empregada favorita da consorte do rei, Kirsten Munk. Mas levar o romance adiante não será fácil: insatisfeita com a vida que leva, Kirsten encontra consolo nos braços de seu amante, o alemão Otto, e nas conversas com Emilia. E a mimada esposa de Cristiano IV não está disposta a abrir mão das duas únicas pessoas no mundo que a fazem feliz.

Paralelamente, Música e silêncio traz histórias interligadas ao enredo principal, que se encaixam na trama como partes de um concerto tocado por artistas talentosos. É nesses momentos em que outros personagens aparecem: a avarenta Rainha-Mãe, isolada em seu castelo e preocupada somente com suas barras de ouro; uma triste condessa que mora na Irlanda, para quem a música representa, ao mesmo tempo, a ruína de seu marido e a descoberta de um novo amor; a madrasta de Emilia, que manipula os homens da família com suas artimanhas femininas; a mãe de Kirsten, uma fabricante de geléias disposta a tudo para não perder a vida confortável que leva; Marcus, o irmão mais novo de Emilia, vivendo em um mundo próprio e enfrentando a incompreensão da maior parte da família; e as lembranças de Bror, amigo de infância de Cristiano IV, que surgem como sombras para atormentar o rei.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Professora de criação literária na Universidade de East Anglia, Rose Tremain foi eleita, em 1983, a melhor jovem romancista britânica do ano. Também fazem parte de seu currículo os prêmios Whitbread Award, Giles Cooper, Dylan Thomas e do Angel Literary Award. Além de escrever várias peças para rádio e televisão, ela é autora de Restauração, Terra sagrada e Encanto de mulher, lançados no Brasil pela Editora Rocco. Atualmente, Rose mora na Inglaterra, onde se divide entre Norfolk e Londres.

Página do autor +