Mistério Sob o Gelo

Mistério Sob o Gelo

Coleção DC Super Hero Girls

Autor: ALEXANDER KELLNER

Preço: R$ 39,00

352 pp. | 14x21 cm

ISBN: 9788579800115

Assuntos: Ficção – Romance/Novela, Juvenil, Rocco Jovens Leitores

Selo: Rocco Jovens Leitores

Disponível em e-book

Preço: R$ 27,00

E-ISBN: 978-85-64126-80-0

Os amigos João e Marcelo estão de volta para protagonizar mais uma aventura paleontólogica de tirar o fôlego. Depois de encarar uma expedição ao Mato Grosso em busca de fósseis de dinossauros em Na terra dos titãs, a jovem dupla carioca, criada pelo paleontólogo e escritor Alexander Kellner, tem um novo desafio pela frente: uma viagem à Antártica. Em Mistério sob o gelo, segundo romance de Kellner, o continente polar, centro das discussões climáticas atuais, é palco de muitas descobertas para uma equipe que busca evidências de vidas que há milhões de anos habitaram o planeta.

Selecionados para participar da expedição liderada pelo professor Adalberto através do programa “Pesquisador Júnior na Antártica”, João e Marcelo sabiam que teriam uma experiência bastante “diferente” pela frente. Nada de praia, futebol e noitadas por um bom tempo. Mas a chance de conhecer o continente gelado e participar de um projeto de pesquisa sobre a região – sobretudo num momento em que tanto se discute problemas como o aquecimento global, o degelo dos polos e as consequências desses processos para o futuro do planeta – fazia o sacrifício valer a pena. Eles só não imaginavam que seria tão diferente e que encontrariam muito mais do que apenas fósseis sob o gelo.

Enquanto João engata seu namoro com Lu, aluna do professor Adalberto que ele conhecera na expedição ao Mato Grosso, Marcelo e Paty, uma garota bonita e determinada que veio do Sul para concorrer a uma vaga no programa, são atacados por uma misteriosa criatura surgida do gelo logo no primeiro dia de exploração pela ilha James Ross. Marcada por incidentes que desafiam até mesmo os membros mais experientes da equipe, a expedição resulta também na descoberta e coleta de materiais importantes para a pesquisa paleontológica.

Com uma narrativa dinâmica, que mantém a tensão ao longo da trama, e repleta de diálogos ágeis e bem-humorados, o livro relata as inúmeras dificuldades do grupo na Antártica, destacando a todo momento os mistérios do continente e a importância dos trabalhos de pesquisa na região. Naquele ambiente tão hostil à vida humana e ao mesmo tempo tão importante para a manutenção do equilíbrio do planeta, o espírito de equipe, a superação e também a consciência dos limites do homem são fundamentais para garantir uma expedição bem-sucedida.

Ao final do livro, Kellner explica que as informações técnicas, científicas e geográficas mencionadas no romance, os dados sobre aquecimento global, as condições de campo e vários dos desafios enfrentados pelos personagens são de fato inspirados numa expedição realizada por ele à Antártica, como pesquisador do Museu Nacional da UFRJ. Mesclando sua experiência como pesquisador à verve de ficcionista, o autor criou uma trama capaz de “falar a língua” da garotada, adicionando romance e situações típicas do universo adolescente à fascinante e pouco conhecida realidade da paleontologia.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Alexander Kellner nasceu em 1961, no Principado de Liechtenstein. Naturalizou-se brasileiro e concluiu os cursos de graduação e mestrado, ambos em Geologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o de doutorado na Columbia University, em Nova Iorque. É pesquisador associado do American Museum of Natural History. Em 1997, ingressou no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, onde é professor no programa de Pós-Graduação em Zoologia e pesquisador na área de vertebrados fósseis. Na terra dos titãs, embora baseado em fatos reais, é sua primeira incursão na ficção infanto-juvenil.

Página do autor +