Minu, o Gato Azul

Coleção Bichos e Outras Histórias

Autor: ANTÔNIO TORRES

Preço: R$ 32,00

40 pp. | 21x21 cm

ISBN: 978-85-325-1997-9

Assuntos: Infantil, Rocco Pequenos Leitores

Selo: Rocco Jovens Leitores

Minu, o gato azul marca a estreia do premiado escritor Antônio Torres na literatura infantil. O autor se junta a Luiz Antonio Aguiar, Moacyr Scliar, Fernando Sabino e Carlos Heitor Cony na coleção Bichos e Outras Histórias, que reúne grandes nomes da literatura brasileira escrevendo sobre animais de estimação e recordando a infância, em deliciosas misturas de ficção e realidade. Com narrativas e ilustrações encantadoras, a coleção traz delicadeza, poesia e imaginação para o dia a dia da garotada.

Antônio Torres criou as peripécias de Minu especialmente para a coleção da Rocco. A história foi inspirada no gato de estimação do autor, que também se chama Minu. Esperto e brincalhão, o felino vive aprontando pela casa sempre que encontra uma porta aberta. E depois volta para sua caminha para dormir "como um anjo", pelo menos na cabeça dos adultos: "Às vezes o sonso Minu estava apenas fingindo que dormia, para assuntar os acontecimentos, enquanto bolava uma nova aprontação." É assim, com uma prosa simples e saborosa, que Antônio Torres vai contando as "aprontações" e os sonhos desse gatinho que tinha fada madrinha, que ouviu contos de fadas na infância, que aprendeu o sentido da palavra saudade e que gosta de filosofar sobre a vida.

Ao longo da narrativa, que acompanha uma investida de Minu rumo ao escritório, o autor acrescenta lembranças, considerações sobre as relações dos animais com seus donos, além de brincar com idéias como a de que os gatos são dissimulados e astuciosos. ‘Tudo parecia bom demais para ser verdade’, pensa Minu, ao dar de cara com o dono da casa sentadão numa poltrona, a ler um livro, silencioso como um gato. Ou mais parecendo um cão de guarda. (…) O imprevisto leva Minu a fazer uma pausa para meditação. Afinal, quem era nesta casa o senhor das astúcias? O gato ou o homem?", pergunta ele.

O desfecho da história vem com um toque de campainha. Perdido entre o sonho e a realidade, "bem dormido e mal acordado", como diz o autor logo na abertura, Minu recebe uma visita muito especial e um presente inesperado. Aquele definitivamente era um dia de sonho para Minu. As ilustrações de Adriano Renzi captam com perfeição os trejeitos e movimentos felinos e dão ainda mais vida e cor a essa história delicada e cheia de imaginação que Antônio Torres partilha com os pequenos leitores.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Antônio Torres nasceu na pequena cidade de Junco (hoje Sátiro Dias), na Bahia, em 13 de setembro de 1940, e soube desde pequeno que seria escritor. Trabalhou como repórter e publicitário antes de publicar seu primeiro livro, Um cão uivando para a lua. Depois veio Essa terra, de 1976, que ganhou uma edição francesa e abriu o caminho para uma bela carreira internacional. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Machado de Assis 2000, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da sua obra. Viveu por três anos em Portugal e atualmente mora no Rio de Janeiro. É casado com Sônia Torres e tem dois filhos, Gabriel e Tiago.

Página do autor +