Minhas Vizinhas

Minhas Vizinhas

Coleção Trilogia O Último Policial

Autor: CLAUDIA PRIANO

Preço: R$ 34,50

256 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2619-9

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Margherita sente-se perdida em meio às caixas que enchem a sala do apartamento novo. Acaba de sair de uma crise, mas ainda sente-se abalada. Percorre os cômodos, tentando pensar no que arrumará primeiro. De repente, um ruído baixinho, vindo do apartamento vizinho, a distrai. Parece ser uma mulher chorando. Cola o ouvido na parede e assusta-se com o que vem em seguida. Agora o barulho é forte e um homem grita, objetos se quebram, a mulher chora alto.

Incrédula e aterrorizada, fica sem saber a decisão certa a tomar. Bater na parede, ligar para a polícia, gritar com todas as forças. Poderia perguntar para Sergio, o companheiro com quem vai dividir o apartamento, mas ele está muito longe. Sergio é fotógrafo, correspondente de guerra, e neste momento cobre mais uma delas no Afeganistão. Ela então resolve confrontar os outros moradores do edifício, mas, para sua surpresa, recebe um sorriso cordial e dissimulado, como se nada tivesse acabado de acontecer, e hostilidade por parte da vizinha, Anna.

Margherita é a protagonista de Minhas vizinhas, primeiro livro da italiana Claudia Priano a chegar ao Brasil. Ao longo das páginas, a autora revela os segredos da personagem, uma escritora que procura afastar o fantasma da depressão ao se mudar, e sua lenta adaptação à nova realidade. Vai além, porém, ao tocar em um assunto complexo, a violência doméstica. Momentos de delicadeza e solidariedade entre mulheres intercalam-se com outros, violentos e assustadores, diante dos quais nem sempre é possível saber qual a melhor forma de agir.

Diante da reação inesperada de Anna, Margherita resolve se recolher e ignorar o que se passa atrás das paredes. Os dias vão passando e, com a ajuda rabugenta da prima Irene, vai colocando tudo no lugar. Da janela de sua nova casa, avista uma vizinha solitária que leva os dias passando roupa; nas saídas à rua, depara-se também com outras vizinhas, e aos poucos vai se inserindo nesse mundo novo, repleto de vidas, histórias e experiências diferentes.

Minhas vizinhas envolve o leitor desde a primeira página e instiga a reflexão, mesmo que não de forma explícita, sobre os vários tipos de dramas vividos por mulheres entre quatro paredes.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Claudia Priano nasceu e vive em Gênova. Vencedora de vários prêmios literários escreveu, entre outros títulos, Cose che capitano (2006), Con il cuore leggermente indolenzito (2007), Medicina generale (2007) – este último roteirizado para a emissora de televisão Rai Uno. Também é colaboradora do site www.mentelocale.it.

Página do autor +