
Memnoch
Coleção Crônicas Vampirescas
Autor: ANNE RICE
348 pp. | 16x23 cm
Tradução: Waldéa Barcellos
Assuntos: Fantasia, Ficção – Romance/Novela, Vampiros
Selo: Editora Rocco
O vampiro Lestat está de volta. Desta vez, num romance fantástico, ele enfrenta a maior das tentações: Memnoch, que afirma ser o diabo em pessoa. Memnoch coloca o imortal diante da oportunidade de voltar no tempo, conhecer a criação, visitar o purgatório e escolher entre o céu ou se tornar um príncipe no inferno.
Nessa viagem de extremos, a autora propõe algumas situações que podem incomodar aos mais impressionáveis, mas que certamente tornam a leitura mais instigante. Memnoch conta a sua história: era um arcanjo escolhido por Deus para acompanhar o começo da criação mas cai em desgraça, quando se recusa a aceitar a indiferença divina com os homens, relegados aos mais diversos sofrimentos.
Lestat se encontra diante do argumento de que um Deus misericordioso não permitiria que suas criaturas vivessem em meio a tanta crueldade e injustiça. E que afinal, o diabo seria o único tentando salvar as almas através do purgatório.
Segundo Anne Rice, numa carta aberta aos seus fãs na Internet, o livro mexeu muito com ela: “Usei muitas blasfêmias, mas você tem que amar muito a Deus para ser um verdadeiro herege.”
Heresia ou não, os fãs adoraram. A turnê de lançamento nos EUA começou em Nova Orleans com uma encenação dos cortejos fúnebres típicos da cidade – com muito jazz. A procissão saiu do cemitério Lafayette, levando Rice num caixão até a livraria do Garden District onde foi realizada uma tarde de autógrafos.

O AUTOR
Sombrios, crueis, bebedores de sangue: os vampiros habitam o imaginário popular, conjugando fascínio e temor. Famoso por torturar seus inimigos no século XV, o príncipe da Valáquia (na Romênia) Vlad III, o Empalador, teria sido a inspiração para o personagem-título de Drácula, de Bram Stoker. O romance, de 1897, consolidou a lenda e gerou a base da moderna ficção vampiresca.