Malditas Mulheres

Malditas Mulheres

Coleção Foxcraft

Autor: JOSÉ EL-JAICK

Preço: R$ 28,00

216 pp. | 16x23 cm

ISBN: 978-85-325-2346-4

Assuntos: Ficção – Romance/Novela

Selo: Editora Rocco

Enquanto agoniza em coma, a professora de história Cláudia repassa em sua memória dramas femininos vividos ao longo da história. Através do sofrimento de uma mulher, após um acidente de carro, o autor José El-Jaick entrelaça ficção e realidade no livro Malditas mulheres, um belo e emocionante passeio pela vida de figuras emblemáticas, que têm seus nomes gravados na humanidade.

Em alguns momentos, a convalescente chega a ter dúvidas de que ainda esteja viva. A lucidez, mesmo que não completa, chega de tempos em tempos com as visitas do marido. Entre a realidade de um hospital a sua volta, onde aparelhos se encarregam de mantê-la viva, e mergulhos profundos na vida de figuras marcantes, Cláudia passa a limpo suas angústias e dúvidas, fazendo um balanço de sua existência.

Fora de sua rotina, a professora revive dramas, inveja, paixões, aventuras e desventuras que somam ao seu difícil calvário ainda mais dificuldades e obstáculos. Mas também momentos de prazer como, por exemplo, ao lembrar de Teodora, imperatriz do império Bizantino. Neste momento, Cláudia questiona-se que mal teria em desfrutar dos prazeres da vida, e lamenta ter se entregado a vícios que não eram seus. Com Joana D’Arc, revê uma época em que ainda mantinha inúmeros ideais, certezas de que existem coisas pelas quais valem a pena viver, sofrer e morrer. Ao reviver Catarina, a Grande, na Rússia, aflora a luxúria acompanhada do desprezo destilado pelo filho único.

A cada capítulo proposto por El-Jaick, sua personagem central se personifica em muitas mulheres, numa linguagem que se ajusta a cada época. Maria, Jocasta, Mata Hari e Teresa de Ávila são apenas algumas das muitas vidas nesta viagem na qual o leitor embarcará. Como traço comum a cada narrativa, o fato de que são sempre mulheres com trajetórias sofridas e determinadas em seus propósitos, sejam sexuais, amorosos, políticos ou econômicos.

Neste segundo romance, o médico fluminense El-Jaick, através de um excelente trabalho de pesquisa, reúne mais uma vez de forma saborosa História e ficção.

Comente  
Instagram

O AUTOR

José El-Jaick nasceu e mora em Nova Friburgo, cidade serrana no estado do Rio de Janeiro. Depois que se aposentou das atividades ligadas à medicina passou a dedicar tempo (quase) integral à literatura, amante (quase) exclusiva de toda a vida. Enquanto ela contava histórias é seu terceiro romance. Os anteriores ­– O agente do Vaticano e Malditas mulheres – também foram publicados pela Rocco.

Página do autor +