Loucura de Hamlet

Loucura de Hamlet

Coleção Reversões

Autor: PAULA MASTROBERTI

Preço: R$ 30,00

136 pp. | 17X24 cm

ISBN: 978-85-325-2608-3

Assuntos: Juvenil, Rocco Jovens Leitores

Selo: Rocco Jovens Leitores

Com Loucura de Hamlet, lançamento do selo Rocco Jovens Leitores, chega ao fim a premiada série Reversões, tetralogia que reúne histórias contemporâneas recriadas a partir de grandes clássicos da literatura universal, da gaúcha Paula Mastroberti. Misturando referências literárias com uma estética pop, a autora é responsável também pelo projeto gráfico dos livros, repletos de ilustrações e colagens que remetem ao mangá, ao grafite, à street art e que dialogam com imagens de filmes e séries de televisão.

Iniciada com Angústia de Fausto, seguido de Heroísmo de Quixote – segundo lugar do Prêmio Jabuti 2006 na categoria Melhor Livro Juvenil – e Retorno de Ulisses, a série aborda questões pertinentes ao universo do jovem de hoje em perspectiva com os dramas de alguns dos mais célebres personagens da literatura mundial.

Em Angústia de Fausto, que remete não só ao jovem retratado por Goethe, mas também a Doutor Fausto, de Thomas Mann, e A trágica história de Doutor Fausto, de Christopher Marlowe, o protagonista é um astro do rock que acaba trocando sua alma pelo sucesso eterno; já o Quixote de Paula Mastroberti é um herói humanista que habita o submundo de uma metrópole pós-moderna, ama platonicamente uma top-model e tem como fiel escudeiro um jornalista que escreve sobre a marginália repudiada pela sociedade; em Retorno de Ulisses, o regresso à terra natal é revisto por meio da procura de uma família desmembrada por uma “odisseia” contemporânea: a fragmentação.

Agora, em Loucura de Hamlet, a escritora e artista plástica gaúcha apresenta Tomás, ou Tommy, de 21 anos, que vive num condomínio de luxo com a mãe e o tio e tem planos de estudar em Harvard, mas precisa antes superar o trauma da morte do pai, ex-traficante de drogas. A partir dos escritos do protagonista – dispersos em folhas avulsas, fanzines, conversas via MSN e até uma sessão de psicoterapia gravada –, a autora penetra na mente do jovem para construir sua tragédia pós-moderna.

Lidando com temas delicados como culpa, vingança, loucura e dissimulação, o livro reflete ainda sobre o poder da palavra e a importância da escrita como documento da vida, seja em que meio for, propondo um diálogo inteligente e instigante para o jovem com um dos textos mais conhecidos de sir William Shakespeare.

Comente  
Instagram

O AUTOR

Paula Mastroberti nasceu em 1962, em Porto Alegre (RS). É formada em artes plásticas pela UFRGS, mas também escreve, ilustra os próprios livros, pratica kung fu, toca violão, canta e trabalhou com cinema de animação. Em artes plásticas, o que gosta mesmo é de experimentar linguagens diferentes, tendo pertencido à Geração 80 do Sul do país. Em 1995, ela passou a publicar versões pós-modernas de contos de fadas clássicos de Andersen, dos irmãos Grimm e de tradições medievais. Por este projeto, Paula recebeu dois troféus Açorianos, conferidos pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre, além do selo Altamente Recomendável da FNLIJ.

O juri do Prêmio Jabuti de 2006 também deu a Paula Mastroberti o segundo lugar na categoria juvenil pelo livro Heroísmo de Quixote , publicado pela Rocco Jovens Leitores.

Site da autora: www.mastroberti.art.br

 

Página do autor +