Lições de Impacto e Inovação

Lições de Impacto e Inovação

Coleção Série Inesquecível

Autor: JEFFREY J. FOX E ROBERT REISS

Preço: R$ 26,50

176 pp. | 14x21 cm

ISBN: 978-85-325-2889-6

Assuntos: Administração & Negócios/Economia

Selo: Editora Rocco

A união entre Robert Reiss, diretor de um bem-sucedido programa de rádio, no qual já entrevistou mais de 250 CEOs, e o escritor Jeffrey J. Fox, consultor e autor de mais de 12 títulos de sucesso na área de negócios, resultou no livro Lições de impacto e inovação. Nele os autores apresentam as lições vividas por dezenas de líderes empresariais que, ao assumirem riscos, inovaram e conseguiram transformar as empresas nas quais atuaram.

Mas qual o segredo capaz de transformar a realidade de uma empresa em crise? Segundo os autores, é preciso forjar um executivo transformador. E este perfil independe de idade, gênero e etnia. O que o caracteriza é que ele recupera empresas, cria oportunidades e revoluciona a maneira de se fazer negócios. Ele conhece muito bem a cultura de sua empresa e sabe tirar proveito disso. Encoraja os riscos, mas evita imprudências.

Para recuperar uma empresa é preciso enxergar além dos imediatismos vigentes num mercado cada vez mais competitivo. É necessário ter visão do que poderá se tornar a empresa quando sair da crise e, mais importante, saber como chegar à nova realidade. O executivo transformador tem este cuidado, pois escolhe as pessoas certas como parceiros e nunca perde o foco sobre quem é o seu cliente.  Simplicidade também é essencial. Seu plano de ação poderá ser lido por uma criança de 10 anos de idade e jamais excederá uma página.

Outra questão é conhecer a cultura organizacional da empresa e saber se utilizar dela, colocando-a em primeiro lugar sempre. É preciso criar uma forte identidade para ela. Uma cultura forte é uma estratégia competitiva de negócios. Um executivo transformador é um guardião da cultura e seu cultivador. E um dos modos de proteger e fortalecer a cultura organizacional acontece quando ele sabe realizar contratações que sigam parâmetros adequados ao perfil cultural da instituição.

Segundo os autores, é necessário também prestar atenção às relações estabelecidas entre a empresa e a sociedade. E nesta troca, além de um propósito elevado, é fundamental devolver para o coletivo os benefícios que devem ir além da missão e dos propósitos essenciais da empresa. A cultura de doação atrai talentos especiais, é reconhecida pelos clientes e intimida os concorrentes que não conseguem compreendê-la.

Mesmo em crise, é possível criar condições de troca justa com o meio social ao redor. Recuperar uma empresa em coma pode ser difícil. Mas não é impossível. É preciso saber inovar. E isto significa transformar ideias em realidade. Criar o diferencial no atendimento e na elaboração dos produtos também contribuirá para este objetivo. E para que isto aconteça a liderança deve amar o seu trabalho. O amor é contagioso. Portanto, ame inovações. Ame ir ao trabalho todos os dias.

Em Lições de impacto e inovação, os autores ouviram e colheram depoimentos de 44 grandes lideranças que assumiram riscos e inovaram para alcançar a transformação organizacional necessária em diferentes contextos. Da Marvel Entertainment à Xerox, passando pelo Cirque du Soleil, Panasonic, McDonald’s e também ouvindo lideranças de médias empresas e ONGs, o livro traz exemplos concretos de decisões que foram capazes de recuperar, criar novas indústrias e revolucionar a maneira de fazer negócios. Leitura obrigatória para aqueles que acreditam nas crises como grandes oportunidades.

Comente  
Instagram

O AUTOR

JEFFREY J. FOX é autor de 12 livros, entre eles o best-seller do New York TimesHow to Become CEO e Rain, ganhador do Audio Forward. Fundador da Fox and Company, trabalha com empresas da lista de 500 da revista Fortune, como General Electric, IBM e Ametek, entre outras. É popular como palestrante.

Página do autor +